Prefeitura intensifica orientação de prevenção aos estudantes de escolas da capital

Saúde
03/10/2023 13h42

Um encontro realizado para promover o cuidado pela vida e discutir temas pertinentes sobre a prevenção de doenças e promoção à saúde, aconteceu na manhã desta terça-feira, 3, com os alunos do Centro de Excelência Barão de Mauá, localizado no bairro São Conrado. A atividade integra mais uma ação relativa ao Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), e em alusão à “Semana pela Vida”.

“Nossa equipe do Programa Saúde na Escola já executa ações durante todo o ano com o objetivo de trabalhar a prevenção e a promoção à saúde, melhorando a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Com a Lei Municipal 5.488/2022, que instituiu a "Semana pela Vida", e que foi integrada ao calendário oficial de eventos de Aracaju, estamos intensificando as ações nesta primeira semana de outubro”, explica a referência técnica do PSE, Aline Guimarães.

Semana pela Vida
A “Semana pela Vida” é fruto de um Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo Lima, sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira sob a Lei nº 5.488/2022. Por meio dela, a gestão municipal promove uma série de ações de conscientização voltadas aos cuidados com a vida, seja na prevenção de riscos à saúde da mulher, prevenção da gravidez na adolescência, integração e assistência de idosos em situação de abandono, bem como os cuidados e prevenções com a saúde de crianças e adolescentes. O parlamentar autor da lei esteve presente na atividade realizada hoje e comentou sobre a importância de atrelar a “Semana pela Vida” com o PSE.

“Através desta lei estamos nos somando com a SMS e o Programa Saúde na Escola para uma comunhão de informações e orientações estratégicas para poder prevenir a saúde mental e do corpo na sua totalidade e isto é muito importante. Intitulada ‘Semana pela Vida’, a lei além, cuidar da saúde da criança e do adolescente, integra também pessoas com necessidades especiais, com deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva; assistir idosos em situação de abandono e prestar assistência a crianças órfãs, com os centros de acolhimento institucional e familiar situados em Aracaju”, disse Eduardo. 

O diretor do Centro de Excelência Barão de Mauá, Luciano Rodrigues, reconheceu a importância do projeto, ao identificar o empenho na participação dos alunos, e destacou a importância dessa ação. “Agradeço a parceria com a SMS e a equipe do PSE, por trazer e abordar temas de relevância à rotina escolar, propiciando aos alunos novas vivências”, disse.

A estudante Maria Clara Soares, de 17 anos, classificou a atividade como excelente. "É muito importante ações de orientação como essas, pois tiramos muitas dúvidas e agora estamos conscientes quanto a preservação e o cuidado com a nossa saúde”, declarou. 

“Eu me surpreendi positivamente. A equipe da Saúde trouxe e abordou assuntos que poderiam ser difíceis, mais leves e fáceis de entender. Ficamos super confortáveis para falar e aprender ainda mais sobre diversos temas”, reforça o aluno Kauã Alexandre.