Servidores municipais participam de roda de conversa sobre saúde mental

Planejamento e Orçamento
03/10/2023 16h13

Com o objetivo de ressaltar a importância dos debates sobre saúde mental, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou uma roda de conversa para tratar sorbe o tema. A ação, promovida pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), aconteceu nesta terça-feira, 3, na sede da escola.

Intitulada "O Fantástico Mundo da Saúde Mental - Expressões do Corpo e das Emoções", a atividade foi conduzida pelo psicólogo Demétrio Sérgio dos Reis. O momento foi pensado como uma maneira de reforçar entre os servidores a importância do tema, como explica o diretor da Esgap, Bosco Rollemberg. "O pós-pandemia afetou todos os setores e não foi diferente na esfera pública. O índice de doenças relacionadas à saúde mental atingem, em média, 30% dos trabalhadores nas empresas. O tema tem como foco a compreensão desse fenômeno e a articulação de atividades que ajudem a enfrentar essa realidade", disse. 

Para o palestrante Demétrio Sérgio dos Reis, saúde mental é um assunto que precisa ser ainda mais difundido e debatido em todos os âmbitos da sociedade. "Esse é um tema frequente nas relações de trabalho e interpessoais. Precisamos tornar comum falar sobre saúde mental. As orientações e informações que passamos hoje servem tanto para os servidores atuarem nas suas profissões, como também nas relações pessoais e em suas comunidades", explicou. 

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Vileanne Brito Santos, encontra muitas situações de vulnerabilidade no seu trabalho. Para ela, a roda de conversa foi um momento de aprendizado que será colocado em prática. "A gente consegue, de forma técnica, ter instruções para saber lidar com pessoas no nosso ambiente de trabalho que estão em um momento difícil, reconhecer e dar um suporte para que elas não venham fazer o pior", avaliou. 

A professora da rede municipal de ensino, Ilda Carla Silva, também destaca a necessidade de se falar sobre saúde mental, seja na sala de aula ou em outros ambientes de trabalho e de convívio social. "A saúde mental é um tema essencial que precisa ser discutido. Se não tivermos saúde mental, não temos nada. É preciso ter equilíbrio e inteligência emocional, por isso essa palestra vai me ajudar a ter mais equilíbrio e tranquilidade para poder passar aos meus alunos", afirmou a professora.