Mercado Milton Santos se torna reduto para comerciantes e moradores da capital

Serviços Urbanos
03/10/2023 17h26

“Para mim é mais cômodo vir a esse mercado, pois consigo fazer compras com tranquilidade, em um local organizado, que oferece boa estrutura e excelentes mercadorias. Antes eu ia para feira livre, mas desde que foi inaugurado, há cerca de nove anos, eu só venho aqui e já tenho as bancas e comerciantes preferidos onde escolho meus produtos com calma, como o queijo e as frutas. É um dos compromissos que não abro mão”. Esse foi o comentário de Reginaldo Ferreira, sobre o mercado Vereador Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco, enquanto fazia suas compras no espaço.

O local tem se tornando reduto para os moradores do bairro Farolândia e até mesmo para turistas que visitam a capital sergipana. O mercado, que recebe manutenção constante da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conta com a infraestrutura necessária para tornar mais agradável a experiência de consumo dos moradores daquela região.

Deste modo, o espaço agrada também aqueles que procuram uma diversidade de produtos regionais dispostos cuidadosamente pelos feirantes. O mercado é localizado em uma área residencial que abriga uma das maiores universidades privadas do estado é também é ponto de encontro de estudantes que vieram morar na capital e escolheram viver perto da instituição de ensino, como da aluna Júlia Silva dos Santos.
 
“Quando preciso repor as frutas e verduras da casa, a minha primeira opção sempre é o mercado aqui do conjunto Augusto Franco. Além de funcionar no mesmo bairro onde moro, encontro produtos bem fresquinhos em um local organizado”, pontuou ela, que é moradora do bairro Farolândia.

“Trabalhava anteriormente vendendo macaxeira e batata-doce na garagem de casa. Quando surgiu a oportunidade de abrir um ponto no Milton Santos, fiz a inscrição e na época fui contemplada com um box. Adoro trabalhar aqui. É um ambiente organizado, bem arejado onde observo a preocupação da Prefeitura com a manutenção constante. Escuto muitos elogios dos antigos e dos novos clientes”, destacou a permissionária Edvânia Nunes da Silva Cruz, ou simplesmente Vânia da Macaxeira, ao frisar as ações de limpeza geral, que ocorrem às segundas-feiras.

A comerciante de raízes vive desse negócio há mais de 15 anos, sendo nove no mercado Milton Santos. Ela comentou sobre a relação, muitas vezes quase familiar, que estabeleceu com sua clientela. “Tenho clientes que mudaram para outros bairros, mas, ainda assim, passam aqui na banca só pra contar como está a vida, jogar conversa fora. Acredito que o próprio ambiente acolhedor do mercado possibilita isso. Não tenho apenas clientes, e sim amigos mesmo”, relembrou Edvânia.

Opinião semelhante foi compartilhada pelo vendedor Juscelino de Jesus, conhecido popularmente como “Professor”. Para ele, o mercado é como uma segunda casa. “Adoro trabalhar conversando com as pessoas, por isso hoje estou no local certo. Aqui somos uma grande família. Chego cedinho e volto pra casa no final da tarde com alegria por ter concluído mais um dia de trabalho atendendo minha clientela”, citou o permissionário do setor de hortifruti há cerca de seis anos.

A alegria dos vendedores que trabalham neste tipo de comércio popular também pode ser notada no feirante Sérgio Santos Oliveira, conhecido como o “Negão do Abacaxi”. Ele, que segue a tradição de vender frutas, passada pelo seu pai, conta do orgulho dessa profissão.

“Sou um dos primeiros a chegar no mercado e um dos últimos a sair. Gosto do que faço e mais ainda de trabalhar em um ambiente organizado e limpo. Tenho clientes fiéis que elogiam muito essa gestão que trabalha para o bem-estar da população e dos turistas que frequentam o Milton Santos”, afirmou.

Sobre o mercado
Localizado em um dos conjuntos habitacionais mais populosos da capital sergipana, o mercado Vereador Milton Santos é um dos principais espaços setoriais da cidade. O local acomoda 206 permissionários e funciona de terça a sábado, das 6h às 17h, e aos domingos das 5h às 14h.

Semanalmente, sempre às segundas-feiras, ações de limpeza e higienização são executadas no espaço. Os trabalhos envolvem atividades de varrição, retirada de resíduos, vasculhamento de boxes, além da lavagem de todas as seções de comercialização com o auxílio de dois caminhões pipas.

A história do mercado do conjunto Augusto Franco se atrela a trajetória profissional do servidor Manoel Messias Santos. Ele, que está à frente da coordenação do espaço desde a inauguração, em 2014, comentou com entusiasmo a respeito das transformações do centro de compras.

“Pude acompanhar diversas transformações aqui do mercado Milton Santos e posso afirmar que a Prefeitura tem o cuidado constante com os mercados públicos da cidade. Assim, melhorias na parte estrutural, como também a fiscalização e orientação aos consumidores e feirantes são rotineiras”, informou ao enfatizar os serviços de manutenção executados recentemente no estacionamento e setores destinados à comercialização de peixes e carnes

Ainda segundo Messias, além da variedade de produtos, o mercado setorial também se destaca no quesito entretenimento promovido através do Espaço Multiuso, que abriga oito bares na área externa e no ano passado ganharam uma nova roupagem. Após a entrega das obras de reestruturação promovidas pela gestão municipal, o centro de compras passou a contar com paisagismo, bancos de alvenaria, iluminação, área de acessibilidade e pintura temática no piso. O palco, utilizado para diversas apresentações artísticas, foi repaginado e recebeu novo layout visual.

“Essa área é bastante frequentada, não só por aracajuanos, mas também por turistas que buscam uma opção de lazer que ofereça itens que ressaltam nossa regionalidade, a exemplo da culinária. Por esta razão, boa parte dos bares funcionam todos os dias a partir das 6h e fecham a tarde, porém aos fins de semana o horário costuma ser ampliado até o turno da noite por conta dos shows com música ao vivo que animam os consumidores”, ressaltou o coordenador.