Prefeitura promove visita ao Kartódromo com crianças do Serviço de Convivência

Agência Aracaju de Notícias
03/10/2023 18h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José Menezes e Porto Dantas, gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu na tarde desta terça-feira, 3, uma visita ao Kartódromo Emerson Fittipaldi, na Orla da Atalaia, com mais de 20 crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Ao longo deste mês, a Assistência Social também estará realizando oficinas educativas e passeios com esse público. 

Graças a uma parceria firmada entre a Secretaria da Assistência Social e o Alfa Kart, a coordenadora do Cras Maria José Meneses, Jane Prejuízo, explica que esta é uma oportunidade de garantir que essas crianças e adolescentes tenham acesso a um tipo de diversão que eles não teriam no cotidiano. 

“A interação social e o lazer afeta a aprendizagem da criança e está diretamente ligada à gestão de emoções. Esse contato eleva a autoestima da criança e do adolescente, fora que melhora o relacionamento e o respeito entre eles. Eu percebo que, a partir dessas ações, eles passam a frequentar mais o Cras. Essa parceria foi muito importante, porque as crianças gostam muito de esporte e estavam sempre me cobrando algo nesse sentido”, disse. 

“Já fomos ao Museu, ao Oceanário, ao espaço da Energisa e estamos sempre buscando coisas que atraiam eles, além de realizar diversas oficinas para chamar a atenção desse público. Nosso principal objetivo com esse projeto é fazer com que eles se tornem os protagonistas das suas histórias e passem a ser mais autônomos”, declara Jane, ao detalhar outras ações já realizadas em prol das crianças. 

No kartódromo
Empolgação, animação e muito entusiasmo. Essas são as palavras que resumem os sentimentos experimentados e esboçados pelas crianças e adolescentes que estavam no local. Ana Clara Lima de Oliveira, 14, que frequenta o Cras Porto Dantas desde 2017, descreve a emoção de participar dessas atividades. “Eu estou muito animada e ansiosa. Nunca tinha pilotado um carro desse, é a primeira vez. Eu só assistia pela televisão e ficava com muita vontade de participar, então estou muito feliz por estar aqui e poder realizar esse sonho”, afirma. 

A educadora do Cras Maria José Meneses, Maria Cristina Alves, 47, explica que esses eventos são sempre priorizados dentro do Cras justamente para possibilitar o acesso dessas crianças a novos lugares e, com isso, promover o sentimento de pertencimento na sociedade. “Neste mês, nós estamos intensificando essas atividades, aproveitando o mês da criança, porque muitas vezes esses espaços são negados. Um lugar como esse desperta um outro universo, eles conhecem um lugar novo, um lugar elitizado, e entendem que eles também podem estar ali, podem sentir as emoções que o ambiente proporciona”, frisa Maria Cristina.    

Em alusão ao mês das crianças, a Secretaria da Assistência Social estará realizando outras ações para integrar essas crianças e aproximar essas famílias. Esta visita ao Kartódromo foi a primeira atividade de uma série de outras ações programadas para acontecerem ao longo deste mês de outubro, como oficinas educativas dentro do próprio Cras e uma festa dedicada às crianças, marcada para acontecer no próximo dia 11, com música ao vivo, cama elástica, algodão doce, entre outras formas de diversão.