Defesa Civil inicia capacitação dos voluntários para composição do Nupdec Zona Sul

Agência Aracaju de Notícias
03/10/2023 21h47

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), iniciou nesta terça-feira, 3, o curso de formação para preparação dos voluntários que irão compor o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Zona Sul. As aulas estão sendo realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no bairro Mosqueiro, e ocorrem também na quinta-feira, 5, das 19h às 21h30, e no sábado, 7, das 8h às 10h, com os participantes previamente inscritos. 

Cerca de 20 moradores dos bairros Mosqueiro, Robalo, Gameleira, São José dos Náufragos, Matapuã e Aruana marcaram presença no primeiro dia de formação. O objetivo da gestão municipal é preparar estes membros da comunidade para que possam atuar como parceiros do órgão na prevenção e mitigação de riscos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a participação ativa da população local, de maneira integrada com o órgão, é importante no auxílio durante situações de risco, bem como possibilita uma contrapartida ainda mais rápida durante ocorrências e sinistros, sobretudo nesta região. A localidade para a realização do curso foi selecionada com base no número de ocorrências registradas durante o período chuvoso de 2023 e características apontadas pelo mapeamento de áreas de risco, sendo essa uma localidade que demanda atenção para inundação e alagamento.

“Diante da situação que ficou evidenciada neste ano, com situações de alagamento, avaliamos como sendo pertinente formar esse grupo, para que a população possa auxiliar a Defesa Civil, bem como também possa permitir uma ação mais rápida em qualquer tipo de eventualidade que tenha relação com o órgão”, destacou o coordenador. 

Segundo o gestor, as aulas visam ampliar a percepção de riscos, além de instruir sobre procedimentos de segurança e orientar sobre o fluxo de atendimento dos órgãos envolvidos na prevenção e resposta às situações adversas. Durante as aulas desta terça-feira, a equipe da Defesa Civil explanou acerca da atuação efetiva do órgão, bem como reiterou a relevância dos voluntários durante as ações. 

“Também abordamos um pouco sobre as características da região, com informações sobre topografia, cordões litorâneos, mostrando imagens de drones para melhor exemplificar e também reforçamos as consequências do aterramento das lagoas”, acrescentou Robson Rabelo. 

Sobre o curso
 
O curso de formação faz parte de uma extensa programação de ações educativas da Defesa Civil que serão realizadas ao longo do mês de outubro em alusão à Semana Nacional de Redução de Desastres. Para os moradores da região, principalmente aqueles mais atingidos durante o período da quadra chuvosa, é fundamental estar de mãos dadas com os órgãos responsáveis para a prevenção de desastres. 
 
“Minha comunidade passou por muito alagamento e toda a situação me chamou para servir à comunidade e ajudar, de fato, à Defesa Civil nas ações. Aqui estou tendo uma noção muito maior de como funciona o órgão para poder contribuir e ajudar efetivamente. Para mim, está sendo muito bom esse primeiro dia de curso, porque estou tendo conhecimento de coisas que antes eu não sabia”, avaliou o autônomo José Jhonata dos Santos, morador do bairro Matapuã. 

Aracaju é referência nacional pela formação e manutenção de núcleos comunitários, tendo formado nove deles, que atuam de maneira colaborativa nas áreas de risco da capital. Os membros dos Nupdecs contribuem de maneira efetiva, atuando como braços da Defesa Civil nessas localidades, auxiliando na redução de riscos e proporcionando maior agilidade na resposta, diante das situações adversas. E é exatamente isso o senhor Raimundo Vieira, que mora no bairro Areia Branca, pretende fazer. 

“Eu acho muito importante o trabalho que a Defesa Civil faz, principalmente após os 180 dias de força tarefa aqui na região. Foi muito importante para a nossa comunidade e esse curso está sendo muito importante para toda a comunidade”, disse. 

A moradora do bairro Mosqueiro, Maria da Luz Reis, conta que a motivação para querer compor o Nupdec foi pensar na possibilidade de melhorias para o bairro. “Temos que participar para poder ajudar, por isso estou aqui. Essa oportunidade é excelente para podermos conseguir ajudar durante as ações. Essa é a primeira vez que estou participando e está sendo excelente”, avaliou. 

O conselheiro tutelar e morador do bairro Robalo, Maurício Sacramento, também se inscreveu para participar da formação e revela que, já neste primeiro encontro, foi possível compreender melhor as atribuições da Defesa Civil. 

“A partir deste curso, nós vamos poder ajudar de maneira correta. Ele veio para nos esclarecer sobre a real função da Defesa Civil e, nesse início, já deu para entender o que foi feito para poder solucionar algumas situações de desastre natural ou tecnológico. Vai sair daqui uma equipe completamente diferente, com uma visão ampliada e podendo ajudar a comunidade a entender o real papel. Começo a perceber como é positivo poder fazer parte dessa formação e que o objetivo do curso é fazer uma equipe que trabalhe em conjunto, em favor da própria comunidade”, destacou o morador.