Jornada de Leitura incentiva participação familiar dos alunos da rede municipal

Educação
04/10/2023 12h08

A fim de potencializar ainda mais o trabalho que vem sendo feito para que o município avance significativamente na alfabetização, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está aplicando mais uma estratégia nas turmas de 2º ano das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da rede, a Jornada de Leitura. A iniciativa consiste em envolver as famílias dos alunos no processo de aprendizagem e estimular o hábito de ler por parte dos estudantes.

A Jornada de Leitura começou na última segunda-feira, 2, e segue até o dia 13. Neste período, durante todos os dias de aula, os alunos levam materiais de leitura elaborados pela Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), para ler em casa, junto a algum familiar. O tipo de texto se adequa ao nível do aluno na fluência leitora. A ação deve ser filmada e postada nas redes sociais, marcando a Semed e a escola em que a criança está matriculada.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Básica do município (DEB), Evilson Nunes, nesse incentivo de ler para os seus entes mais próximos, há também o intuito de que o aluno tome ainda mais gosto pela leitura e de motivar os pais a acompanharem o desenvolvimento da aprendizagem dos seus filhos. Isto acaba criando, de acordo com ele, um clima alfabetizador no município de Aracaju, onde familiares, escola e estudantes estejam unidos e engajados por um melhor desempenho educacional.

"A Jornada de Leitura é um movimento para incentivarmos os alunos no processo de conquista da alfabetização. Como o município de Aracaju objetiva, para 2023, ter 100% dos alunos matriculados neste ano/série alfabetizados, este momento nos possibilita avaliarmos como os estudantes estão em relação ao ler, integrarmos as famílias no mesmo objetivo que a Semed desempenha e, com esta união, garantir que possamos alfabetizar nossas crianças ainda no 2º ano do ensino fundamental", explana Evilson.

Da Emef Maria da Glória Macedo, localizada no Bairro Industrial, a coordenadora pedagógica, Aline Freire, conta que a escola tem feito um intenso trabalho de incentivo à participação das famílias. Ela afirma que, desde que a ação começou a ser posta em prática, na última segunda-feira, 2, alunos e pais têm se mostrado bem empolgados com as gravações.

"O engajamento com este projeto representa o fruto do trabalho coletivo da escola junto às famílias e em parceria com a Semed. Durante todo o ano, os professores utilizaram o material do Educaju e, além disso, estamos participando das formações ofertadas pela Secretaria. Realizamos avaliações de leitura, reforço escolar e o apoio dos pais tem sido fundamental em todo o processo, tanto na participação nas reuniões dos pais quanto no acompanhamento individual", detalha Aline. 

Estratégias minuciosas
Para o fortalecimento da alfabetização, a Semed tem trabalhado em ações focadas, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental da rede - entre o 1º e o 5º ano, e que estão alinhadas ao processo de recomposição da aprendizagem para mitigar as consequências das aulas remotas no período da pandemia. Entre as principais estratégias da secretaria, estão as Avaliações Diagnósticas, Provas de Fluência Leitora, Reforço Escolar e reenturmação por nível de leitura. Além disso, há também as formações para os professores e todos os profissionais envolvidos neste objetivo. 

Evilson pontua que a participação familiar se faz importante e necessária para a eficácia das estratégias que a Semed vem executando. "A família é essencial para conseguirmos alfabetizar todas as crianças. A escola trabalha metodologicamente, direciona os materiais, conduz todas as ações pedagógicas, mas sem o envolvimento dos pais, a evolução da criança torna-se mais difícil. Por isso, é fundamental que todos se engajem e interajam com a unidade de ensino. Só o trabalho em conjunto garante o êxito esperado dentro dos princípios que definimos para a alfabetização de todas as crianças na idade correta", evidencia.