Fundat Comemora: servidores participam de ação em celebração aos resultados do 4º bimestre

Formação para o Trabalho
04/10/2023 14h56

Com o objetivo de promover um momento de confraternização entre os servidores da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e apresentar os resultados do trabalho desenvolvido pelo órgão nos meses de julho e agosto, foi realizada nesta quarta-feira, 4, mais uma edição do “Fundat Comemora”. A atividade é realizada de maneira rotineira e desta vez contou com a participação de uma psicóloga da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), que trabalhou entre os servidores temas ligados à prevenção ao suicídio e saúde mental modo geral.

O evento é fruto de uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT - Correios), que cedeu o auditório da Agência Central, localizada no Centro da cidade, para execução da palestra. Na oportunidade foi oferecido também um café da manhã aos servidores presentes. A ação marca a conclusão dos trabalhos executados no 4º bimestre do ano pelo órgão, que registrou a oferta de 3.980 vagas em cursos e oficinas de qualificação, nas modalidades presencial e online, qualificando 2.472 cidadãos nesse período, um aproveitamento de 66,59%. Já no quesito empregabilidade, foram captadas, neste período, 118 vagas de emprego, sendo 34 pessoas contratadas através de encaminhamento da Fundat. Além disso, 18 novos microempreendedores foram formalizados pela instituição.

“Criamos o ‘Fundat Comemora’ com o intuito de aproximar os servidores e mostrar a eles o resultado do seu trabalho, que na correria do cotidiano acaba passando despercebido. É essencial reforçar entre eles o quanto a dedicação faz diferença na vida dos aracajuanos, afinal o fruto do trabalho de cada um dos servidores da Fundat promove a qualificação profissional, o encaminhamento ao mercado de trabalho e a formalização dos micro e pequenos empreendedores. Tudo isso gera dignidade, fortalece a autoestima e garante a essas pessoas a oportunidade de garantir o sustento de suas famílias”, destaca a presidente da Fundat, Edivaneide Lima. 

Apoio emocional
Para enfatizar ainda mais a importância e necessidade do diálogo no ambiente de trabalho, a psicóloga da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Cristian Paula Santana, realizou uma palestra sobre o tema e também sobre a saúde mental. Ela promoveu um acalorado e participativo debate entre os trabalhadores. “Foi um momento maravilhoso. Conseguimos promover a interação, houveram apresentações de situações fortes e que nos fazem refletir, pois várias vezes não sabemos o que o nosso colega de trabalho está passando, mesmo convivendo com ele diariamente. A Fundat está de parabéns por ter essa sensibilidade e promover momentos como estes entre os trabalhadores”, comenta Cristian.