Prefeitura promove conscientização ambiental com instalação de novas placas informativas

Serviços Urbanos
05/10/2023 17h49

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está promovendo a conscientização ambiental para a população por meio da instalação de placas educativas na cidade. Frases como “salvar os mangues está em suas mãos” tornaram-se destaque na área situada na Avenida Rio Poxim, no bairro Santa Lúcia, durante esta semana. As ações reafirmam o compromisso da gestão municipal com a população aracajuana, de criar alternativas de estímulo à preservação do meio ambiente e ecossistema local. Este ano, mais de 60 placas como essas foram realocadas e instaladas na capital.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, enfatizou que o propósito da iniciativa é conscientizar a população aracajuana a respeito do descarte correto de resíduos. Por isso, a instalação dos informativos faz parte do processo de construção dos valores sociais e conhecimentos voltados à conservação do meio ambiente para os cidadãos. “Com a instalação das placas, compreendemos que ela é a primeira medida visual, na qual buscamos questionar e transmitir a mensagem que o descarte irregular de resíduos não é sobre apenas a poluição visual, mas também sobre um crime ambiental que apresenta inúmeras consequências a todos os seres vivos, sejam à curto ou longo prazo”, enfatizou.

Iniciativa estratégica 
De acordo com dados da Diretoria de Operações da Emsurb (Dirop), as atividades foram destinadas às regiões de mangues e pontos de descarte irregular na cpaital, abrangendo as zonas Norte e Sul da cidade. Os bairros contemplados são: Jabotiana, Aruana, Aeroporto, Jardins, Coroa do Meio, Olaria, Bugio, 13 de Julho, Siqueira Campos, Farolândia, Inácio Barbosa, Industrial, Jardim Centenário, José Conrado de Araújo, São Conrado e 18 do Forte.

O gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia, explicou a relevância dessas operações e como elas impactam diretamente no meio ambiente e estilo de vida do aracajuano. “Com a instalação das placas, queremos lembrar às pessoas que pretendem descartar lixo nesses locais que a limpeza urbana se faz em parceria com a população. Oferecemos a todos os munícipes uma série de alternativas de descarte de qualquer tipo de resíduo, desde a coleta domiciliar, que acontece de porta em porta, até os programas de recebimento de resíduos já implementados pela Prefeitura”, explica.

O gerente de limpeza se refere aos serviços de recebimento de resíduos já oferecidos pela Emsurb como: os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), destinados à arrecadação de resíduos recicláveis secos, instalados em 57 pontos da capital; a Coleta Seletiva, que direciona o resíduo reciclável coletado nas portas das casas para as cooperativas; os Ecopontos, um espaço de captação de resíduos dos mais variados, desde papelão, material eletrônico e descarte da construção civil e, por fim, o Cata-treco que compõe essa série de iniciativas com recolhimentos de matérias do lar que não possuem mais serventia.

Para dar continuidade ao posicionamento do órgão municipal na preservação do ecossistema da cidade, a estimativa é de instalar mais de 25 novas placas informativas com o foco na diminuição dos pontos de descarte irregular e transformar de forma positiva a relação com o descarte e a destinação correta dos resíduos, visando uma cidade mais limpa e sustentável.