Saúde de Aracaju promove ação do Outubro Rosa para servidoras

Saúde
05/10/2023 17h33

Integrando as ações em alusão à campanha Outubro Rosa, foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira, 5, a ação intitulada “Pink Day”, voltada para as servidoras da pasta, que teve como objetivo compartilhar mais informações com essas mulheres sobre as atitudes que promovem a prevenção contra o câncer de mama e, sobretudo, incentivar a conscientização de manter em dia os exames preventivos e adotar uma vida mais saudável.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, relata que além de uma mensagem de incentivo e conscientização, a Saúde de Aracaju proporcionou também um momento de alongamento, além de exames preventivos contra o HIV, sífilis e as Hepatite B e C.

“Essa ação faz parte da abertura do Outubro Rosa na Secretaria da Saúde e oferecemos às nossas servidoras testes rápidos e um momento de descontração com alongamento. Nosso principal objetivo é orientar e chamar a atenção das nossas colegas para quem ainda não realizou seus exames este ano, pois ainda dá tempo fazê-los”, conta Léa Matos. 

Aos 66 anos, a servidora Rosilda Fortuna dos Santos, auxiliar de serviço de saúde, participou da ação e relata que já perdeu uma ente querida para um câncer, motivo pelo qual ela passou a se conscientizar e manter exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo do útero em dia. 

“Eu costumo fazer meus exames todos os anos e me cuido muito bem. Acho muito importante esse evento aqui, porque nós mulheres precisamos nos cuidar e o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde é muito bom para todas nós mulheres. Meus exames estão atualizados porque quando descobrimos o câncer da minha parente, já estava muito avançado e ela faleceu. Eu acredito que o motivo foi o atraso dos exames, porque já estava com metástase e é por isso que me cuido”, declarou. 

Com metade da idade da colega, a assessora técnica da Diretoria de Inteligência e Gestão Estratégica da SMS, Carla Francisca dos Santos Cruz, de 34 anos, aproveitou o momento para realizar testes rápidos. Ela conta que também mantém todos os exames preventivos em dia. Foi com esse gesto de atenção à própria saúde que descobriu um pequeno nódulo na mama e passou a ser monitorada a cada seis meses e, em seguida, uma vez por ano. 

“Para a minha idade, o exame clínico das mamas não é obrigatório, mas é importante que anualmente a gente comece a fazer os exames preventivos e ir ao ginecologista regularmente, até porque o índice é baixo para o câncer de mama de colo do útero, mas ainda assim pode sim ter registro em mulheres mais novas, de 20 e 30 anos. Eu tenho um nódulo na mama que precisei acompanhar a cada seis meses e como ele não teve um crescimento significativo passei a fazer uma vez por ano a ultrassonografia”, relata.