Prefeitura realiza Convenção de Comandantes e Subcomandantes das Guardas Municipais de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
05/10/2023 19h45

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) realizou nesta quinta-feira, 5, a segunda edição da Convenção de Comandantes e Subcomandantes das Guardas Municipais de Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Primme Hotel, em Aracaju, e contou com a participação de representantes de 20 das 22 guardas municipais de todo o estado. A ocasião foi uma oportunidade para troca de experiências e informações sobre o trabalho realizado por cada corporação, visando melhorar o atendimento à população.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário da Semdec, tenente-coronel Sílvio Prado, que ressaltou o fortalecimento das guardas municipais por meio desse intercâmbio de ideias. “Com essa integração, a tendência é que haja uma padronização de ações, de abordagens, de tudo o que for necessário para que haja essa ajuda mútua entre os municípios. Aracaju, por ser a capital, tem um avanço maior no sentido de tecnologia, no sentido operacional, de viaturas e de poder efetivo. Mas a gente quer que todas as guardas municipais tenham um nivelamento para que possam, em um sentido amplo, se fortalecer como instituição”, declarou.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, foi o primeiro palestrante do encontro e falou sobre a estrutura administrativa da GMA, plano de carreira, estrutura operacional, órgãos de controle, entre outros assuntos importantes para o setor, citando ainda algumas boas práticas da GMA, como o programa Anjos Azuis e a Patrulha Maria da Penha. Ele falou também sobre o grande reconhecimento que a instituição tem perante a sociedade e outras entidades.

“A Guarda Municipal de Aracaju teve o seu trabalho de boas práticas reconhecido nacionalmente com premiação. Conseguimos diminuir em mais de 98% os crimes em transporte público. São mais de 3.500 câmeras espalhadas em mais de 200 prédios do município e espaços públicos. Reduzimos em quase 97% as ocorrências de intrusões e arrombamentos. Isso mostra que a tecnologia utilizada, o trabalho com inteligência e com homens e mulheres que querem desempenhar um bom serviço para a população, só têm a dar certo”, disse.

Troca de experiências
Ao longo da manhã e da tarde, os participantes puderam assistir palestras de representantes de guardas municipais de outras cidades sergipanas. A guarda do município de Cristinápolis, Jéssica Fernanda Cristina, afirmou estar satisfeita com o encontro. “Esse é nosso primeiro ano na Guarda Municipal de Cristinápolis, então para nós é muito importante essa troca de perspectivas de melhorias, para levarmos para a nossa instituição. Através da experiência de outras guardas, nós podemos ampliar a nossa visão. Estamos lisonjeados e agradecidos por esse convite”, afirmou.

Já o comandante da Guarda Municipal de Laranjeiras, Djalma Ferreira da Silva, aproveitou cada uma das palestras e sanou suas principais dúvidas. “Estamos hoje efetuando a troca de conhecimentos e compartilhando o padrão operacional para que as guardas municipais possam se desenvolver e prestar o melhor trabalho aos nossos munícipes. Uma vez que fomos convidados pela Guarda Municipal de Aracaju, que já tem um vasto campo de experiência e é mais desenvolvida, nós viemos buscar esses conhecimentos para implantar em nossas cidades”, declarou.

O supervisor da Guarda Municipal de Aracaju,Lidemarques Menezes de Jesus, também palestrou no evento e falou sobre a experiência com a gestão de dados e a forma como a GMA tem trabalhado as informações para a tomada de decisões. “É uma tendência que a segurança pública seja municipalizada, e a Guarda Municipal de Aracaju tem muitas boas práticas e experiências para passar e disseminar no interior”, disse.

O comandante da Guarda Municipal de Japaratuba, Willams Santos Andrade Marques, destacou que a convenção é um momento que simboliza a integração das Guardas Municipais do estado de Sergipe. “Estamos trocando experiências que nos fazem crescer cada dia mais e que fortalecem as metas operacionais dentro dos nossos municípios. Além disso, esse intercâmbio de informações faz com que as guardas do interior possam se espelhar e fazer com que as legislações possam ser cumpridas. É um encontro de grande relevância para todos que estão no comando das guardas municipais, para que possamos aprender mais e conhecer novas metodologias para aplicar em nossos municípios”, ressaltou

Guardas Municipais de Sergipe
O estado conta, atualmente, com 22 Guardas Municipais, distribuídas em todas as regiões de Sergipe, com um efetivo de cerca de mil servidores que atuam diariamente na proteção dos direitos humanos fundamentais, na preservação da vida, no policiamento preventivo, na evolução social da comunidade e na proteção do patrimônio público municipal.