Desfile de moda marca encerramento do curso de corte e costura realizado no Prefem

Formação para o Trabalho
09/10/2023 12h26

As internas do Presídio Feminino (Prefem) que participaram do curso de corte e costura de lingeries, ofertado na unidade pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizaram um desfile de moda para apresentar as peças que foram produzidas durante as aulas. A iniciativa beneficiou as 20 internas da instituição, integrantes do Projeto Odara, desenvolvido no presídio com o objetivo de garantir a essas mulheres a qualificação profissional necessária para assegurar o seu sustento, após o cumprimento da pena e o seu retorno ao convívio social.
 
A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, prestigiou o desfile organizado pelas próprias alunas, que apresentaram, na prática, o aprendizado adquirido durante o curso ministrado pela professora Hortência Borges. “É muito gratificante ver o empenho e alegria dessas mulheres em concluir esse curso, pois isso só nos mostra o quanto a educação e a qualificação profissional oferece a qualquer pessoa a possibilidade de sonhar e de mudar de vida, através do trabalho. E essa é a missão da Fundat, garantir que por meio do trabalho digno todos possam ser protagonistas de suas próprias vidas”, comemora.

As aulas começaram a ser ministradas na unidade no dia 4 de setembro e foram concluídas no último dia 3 de outubro. “Tivemos um longo caminho e vários obstáculos vencidos diariamente, em especial a motivação e autoestima dessas mulheres, que chegam desacreditadas às salas de aula. A professora Hortência foi uma verdadeira guerreira nesse processo, pois, por diversas vezes, precisou agir como uma verdadeira mãe para várias delas, incentivando e motivando a não desistir. Todas elas precisam desse incentivo e a Fundat está aqui para isso. É esse resultado, com aprovação de 100%, que nos deixa ainda mais motivados a seguir trabalhando”, garante a diretora de Formação da Fundat, Sandra Magna Rezende.

A parceria entre a Fundat e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) já existe há anos e desde 2017, quando foi iniciado o Projeto Odara na unidade, para capacitar as internas na arte do corte e costura, uma série de capacitações já foram realizadas. “Somos parceiros antigos da Fundat, desde que eu estou à frente do Prefem, esse já é o segundo curso que realizamos e eu sou só gratidão, pois esse vínculo é algo extremamente benéfico para todos nós. Essa parceria é algo muito importante, pois contribui para o processo de autoestima delas, promovendo o restabelecimento da segurança nelas mesmas. Todas ficam felizes em exibir as peças produzidas, se sentem importantes e mostram que apesar de estarem vivendo esse momento triste em suas vidas, podem se reconstruir ao retornar a sociedade”, garante a diretora da unidade prisional, Maria Edinólia Souza Oliveira.

Novas perspectivas
A interna Tarsila Rodrigues, que é integrante do projeto Odara, celebrou a conquista do seu primeiro certificado oficial. “Depois desse curso eu só tenho motivos para agradecer. Agradeço até por ter sido detida e estar aqui hoje, pois se não fosse isso eu não teria tido a chance de descobrir essa vocação que foi despertada no Odara. Me sinto socializada e sonho em montar meu ateliê quando sair daqui e quando isso acontecer vou colocar o meu primeiro certificado da Fundat na parede com muito orgulho”, afirma.  

Esse mesmo sentimento também é partilhado pela aluna Ana Paula Pereira da Silva. “Queremos um futuro e uma profissão na vida, após cumprir a nossa pena. Esse curso aprimorou na arte da costura. Hoje me considero uma profissional e só tenho motivos para agradecer. Foi maravilhoso”, garante.

“Até eu que não sabia nada, hoje já sei confeccionar várias peças e vou levar esse conhecimento para minha vida. Tenho certeza que vou arrasar”, acredita Maria Arianda de Oliveira.