Prefeitura realiza mais um mutirão para emissão da carteira de identidade dos alunos da rede municipal

Educação
06/10/2023 16h54

Com o intuito de garantir o exercício da cidadania e a posse de documento oficial por parte de alunos da rede, a Prefeitura de Aracaju, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou o segundo mutirão escolar para emissão da 1ª via da carteira de identidade. A ação ocorreu durante a manhã desta sexta-feira, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, localizada no bairro Soledade.

O apoio da Fundat à Semed tem sido essencial para o fortalecimento da prática cidadã entre os estudantes e suas famílias, garantindo, neste sentido, a oferta de um direito básico que cada brasileiro possui: sua documentação pessoal. Outro objetivo da Prefeitura, com esta ação, é agregar ainda mais praticidade ao processo de matrícula do ano letivo de 2024. Cerca de 100 alunos foram selecionados pela escola previamente e atendidos durante o mutirão.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, esteve presente na escola para acompanhar o andamento da ação. Conforme ele explica, todo o trabalho realizado pela equipe da Secretaria e da Fundação, para o mutirão escolar, tem resultado em êxito e benefício para todas as partes.

"Demos continuidade a mais uma ação de parceria entre a Semed e Fundat, no intuito de garantir um exercício da cidadania ainda mais pleno para os nossos estudantes e estamos em um ambiente bastante tranquilo neste mutirão. Na Prefeitura de Aracaju, a educação não é feita apenas na Secretaria, todas as áreas são parceiras em nossos esforços e têm se engajado para garantir uma infância e adolescência melhor. Este apoio da Fundação, por exemplo, tem uma grande importância para nós e faz com que os nossos alunos sejam inseridos, cada vez mais, em uma vida cidadã, contribuindo para o desenvolvimento e progresso da nossa cidade", enfatiza o secretário.

A presidente da Fundat, Edvaneide Lima, ressalta a importância da somação de esforços para realizar este trabalho junto à Educação. "Abraçamos a missão dada pela Semed para emitir as carteiras de identidade dos estudantes da rede municipal de ensino. Esse é um documento essencial para qualquer cidadão e estamos empenhados em garantir a chegada dele a todos. Para isso, montamos uma verdadeira força tarefa e nosso objetivo é fazer com que em 2024 nenhum estudante deixe de garantir sua vaga na rede de ensino por conta da documentação", afirma.

“Durante o mutirão, o aluno deve apresentar, apenas, a certidão de nascimento e estar acompanhado por um responsável legal com seu documento de identidade. A Secretaria da Educação realizou um mapeamento a fim de elaborar um diagnóstico que indicasse a quantidade de alunos, em cada unidade escolar, que não possuem carteira de identidade e a programação do mutirão segue esta ordem. A próxima unidade de ensino a receber a ação será a Emef João Oliva, no bairro Santa Maria”, explica a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Analice Marinho.

Processo ágil e prático
Diretora da Emef Jaime Araújo, Izaildes dos Santos, conta que os pais comemoraram a iniciativa. "É uma ação bastante benéfica para a comunidade. Começou no horário certo e bem no começo da manhã as mães já estavam chegando. Divulgamos para as famílias, fizemos a lista dos alunos que não têm identidade e selecionamos quem iria para a Fundat, porque a cada semana agendamos 20 alunos para ir lá, e quem viria para o mutirão. Todos gostaram bastante da ideia desta ação porque disseram que estavam com dificuldades para agendar ou ir até a Fundação", relata.

Além dos mutirões, a parceria entre a Semed e Fundat possibilita que as unidades escolares do município agendem o atendimento, também, em um dos polos da Fundat. A Emef Ágape, por exemplo, localizada no bairro Siqueira Campos, concluiu o processo de emissão da carteira para todos os alunos. "A Semed convidou a escola para realizar a emissão da carteira, nós comunicamos aos pais e fizemos o processo de agendamento e já conseguimos fazer com que todos os nossos estudantes já tenham sua documentação garantida", comemora a diretora escolar Deisevânia dos Santos.

Avó do aluno Enzo Gabriel Souza, de 10 anos e cursando o 4º ano, Ana Barbosa afirma que o neto ter a carteira de identidade tem um grande significado. "Agora fica bem mais fácil para ele e para nós da família. Sempre que ele vai ao médico me pedem e eu sentia dificuldade em me deslocar até o local que tinha que fazer. Graças a Deus ele fez e foi bem rápido. Qualquer coisa para ele, agora, vai ser melhor de fazer com a identidade", explica.   

Já o marceneiro José Pedro da Silva diz que trazer a filha, a aluna Luciele Lorena da Silva, de 14 anos, para ter sua primeira carteira de identidade, vai auxiliar bastante na inscrição de cursos profissionalizantes. "Para mim, esta oportunidade de poder tirar seu documento na própria escola é importante e satisfatório. Já tínhamos tentado agendar pela lan house, mas aqui na escola ficou bem melhor para nós", pontua.