Prefeitura realiza orientação em saúde bucal com grupo de idosos da USF Augusto Franco

Saúde
06/10/2023 16h24

Nesta sexta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou orientação e atendimento em saúde bucal com o grupo de convivência Conte Conosco, da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco.

De acordo com a assistente social da unidade e responsável pelo grupo, Rosana Marques de Menezes, é fundamental aos profissionais de saúde pensarem e promoverem políticas públicas efetivas que proporcionem o envelhecimento saudável da população.

“O país está em constante processo de envelhecimento populacional que se caracteriza pelo aumento da expectativa de vida e através de práticas que vão muito além de curar uma patologia, como o acolhimento, a escuta qualificada e o olhar diferenciado, são os objetivos de fortalecimento do nosso grupo de convivência com os idosos”, explica Rosana.

Grupo Conte Conosco
A SMS desenvolve a atenção integral à saúde da pessoa idosa através do grupo de convivência “Conte Conosco”, que é composto por 60 pessoas idosas e possui mais de 14 anos. O Grupo, hoje, é um dos principais espaços de apoio para essa população da comunidade, que auxilia com ações preventivas e em prol da saúde da melhor idade.

“A perda das condições físicas e mentais impossibilita o idoso de realizar atividades do seu cotidiano, causando sofrimento tanto para ele quanto para a família. O grupo Conte Conosco se reúne então para realizar atividades físicas, oficina da memória e das ervas medicinais, além de palestras com profissionais da saúde sobre diversos temas de prevenção”, enfatiza Rosana.

Ainda de acordo com ela, são trabalhadas no Grupo ações específicas para ampliar a longevidade com melhora da qualidade de vida. “Realizamos viagens turísticas com os participantes do grupo, incentivamos a alimentação saudável, atividade física, com profissionais qualificados para promover práticas corporais, e educação em saúde. Para participar é preciso realizar sua inscrição e entrevista na Unidade do Augusto Franco, onde é realizado o preenchimento da caderneta do idoso”, orienta.

Palestra
O tema do encontro de hoje foi saúde bucal e sua prevenção. De acordo com o cirurgião-dentista, Tito Marcel, o momento serviu de alerta para a preservação das estruturas de suporte dental, para que estes idosos possam ir até o final de sua vida com qualidade de vida.

“Depois da palestra, fazemos uma avaliação na boca de cada idoso e observamos as principais lesões como feridas na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, como leões que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, nódulos no pescoço, rouquidão persistente. Se detectado algum tipo de lesão ou alteração nos tecidos gengivais, ou se existir algum indicativo de lesão cancerígena, imediatamente no mesmo dia, o idoso é atendido no ambulatório da Unidade, fazendo cumprir a lei do atendimento prioritário ambulatorial da pessoa idosa”, reforça o profissional.

História dos participantes.
Dona Josefina dos Santos, de 69 anos, participa do grupo há quase 10 anos e reforça que as rodas de conversa levam os idosos a repensar os hábitos diários e a buscar ter uma vida mais saudável. “Este grupo faz parte da minha vida e me faz muito bem. Se eu estiver triste, venho para cá e me alegro muito, brinco, danço, enfim, não perco nenhuma atividade, gosto de participar de todas as atividades”, disse.

Para o senhor José Pereira, de 76 anos, participar do grupo é regular os direitos assegurados às pessoas idosas. “Aqui eu adquiro informações dos meus direitos, de como cuidar e melhorar a minha saúde”, falou.