Secretaria da Fazenda investe em modernização dos serviços para o contribuinte

Fazenda
09/10/2023 09h06

Visando aprimorar cada vez mais os serviços ofertados ao contribuinte aracajuano, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tem investido em mecanismos de modernização que descompliquem e acelerem o atendimento dado às demandas do cidadão. Gradativamente, todos os processos foram migrados para o site do órgão, o Portal do Contribuinte, possibilitando o acesso on-line a certidões, emissão de carnês de impostos e solicitação de parcelamentos, por exemplo.

“O Portal do Contribuinte tem passado por constantes atualizações, desde o início da gestão, de forma a otimizar o serviço que ofertamos lá. Hoje, todo o atendimento presencial está, também, no ambiente on-line, de onde, inclusive, vem o nosso maior volume de atendimento: somente em agosto deste ano, 34 mil usuários utilizaram a página e 135 mil serviços foram disponibilizados. Os serviços são ofertados de maneira imediata ou através do requerimento on-line, onde o contribuinte solicita a demanda e acompanha a tramitação através do Domicílio Eletrônico”, esclarece o diretor de Tecnologia e Informação, Bruno Andrade.

Além da oferta do serviço virtual, a Secretaria também trabalha para viabilizar o pagamento de tributos e taxas de maneira mais simples. Atualmente, todos os documentos de arrecadação municipal (DAM), como são chamados os boletos gerados pela Semfaz, podem ser pagos através da rede credenciada: Banese, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicredi, Sicoob, seja nos caixas eletrônicos ou no internet banking.

“A Secretaria da Fazenda está trabalhando no processo de contratação da instituição financeira que irá operacionalizar o pix para arrecadação do município. Estamos finalizando o termo de referência, fazendo os últimos ajustes para, em breve, publicarmos o edital de licitação e alcançarmos mais este avanço no que diz respeito a modernidade dos serviços da Semfaz”, pontua Bruno Andrade.