Procon Aracaju divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças

Procon Aracaju
07/10/2023 10h00

Com a proximidade do Dia das Crianças, a ser comemorado no dia 12 de outubro, cresce a busca por presentes, em especial brinquedos, no comércio. Com o intuito de monitorar o mercado e estimular o consumo consciente, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), desenvolveu uma nova pesquisa comparativa de preços com foco nessa data comemorativa.

A coleta de dados ocorreu entre quarta e sexta-feira, 4 a 6, e foi realizada em seis estabelecimentos comerciais, contemplando 20 itens. Entre os brinquedos pesquisados está o jogo banco imobiliário, com preços que vão de R$ 109,00 a R$ 179.99. Já o conjunto massinha e moldes pode ser encontrado com valores entre R$ 142,99 e R$ 187,39. A bicicleta, aro 12, está custando entre R$ 259,90 e R$ 599,00.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, indica que as variações de preços podem ser observadas para cada item contemplado na tabela, de maneira que o consumidor possa obter uma referência de preços antes de realizar a compra. "Três coletas de dados foram feitas de forma virtual e outras três de forma física. Esse trabalho é feito periodicamente, contemplando os diversos segmentos de mercado e considerando as datas de maior movimentação no comércio, como as datas comemorativa", pontuou.

Confira a pesquisa completa .

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou  pelo telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente , disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor', no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação' e ‘denúncia'.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.