Defesa Civil conclui formação de voluntários para o Nupdec Zona Sul

Defesa Civil
07/10/2023 15h17

Na manhã deste sábado, 7, foi concluída a formação de voluntários para composição do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil - Nupdec Zona Sul. A ação foi desenvolvida pela Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que capacitou moradores de bairros da antiga Zona de Expansão, com o intuito possibilitar a atuação dessa comunidade em apoio às ações voltadas à redução de riscos.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, ressalta que o Núcleo é de grande importância no processo de redução de riscos e fortalecimento de ações preventivas. "Englobamos todos esses bairros da Zona Sul, antiga Zona de Expansão, tendo em vista o número de ocorrências registradas neste ano. A partir de agora, esses membros têm acesso direto à Defesa Civil, para levar as demandas da sua comunidade, desde a necessidade de limpeza de bueiros, descarte irregular de lixo e qualquer outra demanda que represente aumento de risco para a comunidade, especialmente, de alagamentos. A partir de agora eles fazem parte do Sistema de Proteção e Defesa Civil, em Aracaju", frisou o secretário.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, com a formação, os representantes da comunidade estão aptos a atuar junto à Defesa Civil, no trabalho de prevenção e resposta frente a qualquer sinistro ou anormalidade nas suas comunidades. "Com essas noções sobre o que é Defesa Civil, quais são os tipos de riscos e outros conteúdos que fizeram parte da formação, nós podemos atuar de forma conjunta e responder de forma mais coordenada às situações, fortalecendo a construção de uma cidade cada vez mais resiliente", destacou.

O curso esteve dividido entre etapa teórica, com aulas ministradas na terça e quinta-feira, 3 e 5, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, localizada no bairro Mosqueiro. Já neste sábado, 7, ocorreu a fase prática, com visita às áreas suscetíveis e pontos indicados pelo grupo. Essa atividade possibilita a ampliação da percepção de risco e favorece a integração com a comunidade.

A ação foi encerrada na Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro, onde foram entregues os certificados aos 14 participantes que concluíram o curso de formação. Na oportunidade, o grupo pôde dialogar com o secretário da Defesa Social e com a equipe da Defesa Civil, de maneira a fortalecer o vínculo que passa a ser contínuo para comunicação sobre as demandas pertinentes a prevenção e mitigação de riscos, assim como para a multiplicação de boas práticas.

Comunidade envolvida
Entre os participantes está Maurício da Luz, morador do bairro Robalo, que assegura ter ampliado a percepção sobre a comunidade. "Além da visão que a gente já tinha, agora passamos a ter uma visão mais técnica também, a partir das informações, imagens e do histórico da estrutura geográfica [da região] até hoje", considerou, acrescentando que isso possibilita o compartilhamento de informações mais precisas para a Defesa Civil, diante de alguma necessidade.

A operadora de caixa, Marcela Batista, moradora do bairro Mosqueiro, fez questão de participar da formação e ressaltou os benefícios da integração entre o órgão e a comunidade. "É muito importante a união da comunidade com a Defesa Civil. Agora sabemos a quem recorrer em caso de acidentes, incêndio, alagamento e outros", considerou.

Raimundo de Andrade, morador do bairro Areia Branca, revela que acompanhava o trabalho da Defesa Civil na região no período chuvoso e, por isso, se sentiu motivado a participar. "Achei muito importante o trabalho realizado pela Defesa Civil nesses 80 dias [quando atuaram ininterruptamente na localidade]. Achei tudo muito bom. Sabemos que temos apoio", destacou.

Gleisson Santos, porteiro, mora no bairro Mosqueiro e ressalta o seu compromisso com a comunidade. "Achei muito interessante e proveitosa essa formação. Conhecimento nunca é demais. Eu moro na região desde que nasci, faço parte da linha de frente da minha comunidade, então quando esse curso surgiu eu agarrei com unhas e dentes, porque é muito importante", avaliou.

Valmir Tavares, engenheiro de segurança, também foi um dos participantes certificados ao final do curso. "A expectativa da gente é ter cuidado com os riscos na época de chuvas", indicou. O engenheiro disse ainda que avalia de forma muito positiva esse espaço de interação e diálogo com a Defesa Civil, para atendimento às demandas da comunidade.