Prefeitura inicia tratativas para implementar educação empreendedora na rede de ensino

Formação para o Trabalho
09/10/2023 16h14

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta segunda-feira, 9, as tratativas para implementar o projeto de Educação Financeira na rede municipal de ensino da capital. A primeira reunião de alinhamento aconteceu na sede da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) que, junto com o Sebrae Sergipe, ofertarão aos professores da rede a qualificação necessária, a fim de garantir a oferta do conteúdo na grade curricular de ensino. As aulas contemplarão os docentes inseridos na educação básica e também os educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, o projeto tem como principal objetivo formar os professores do município como agentes multiplicadores fazendo com que eles levem às salas de aula os conteúdos ligados ao empreendedorismo para as crianças e jovens. “Esse primeiro encontro foi realizado para que o projeto do secretário da Educação, Ricardo Abreu, nos fosse apresentado. A partir de agora iniciaremos as tratativas para tirar essa ideia do papel e torná-la realidade”, se compromete.

O secretário da Educação, Ricardo Abreu, destacou a importância de inserir o conteúdo na formação dos estudantes aracajuanos. “Esse foi o pontapé inicial, afinal o modelo de educação que estamos tentando implementar na cidade de Aracaju é aquele onde não só a Semed é responsável, mas algo conjunto, onde podemos contar com todos os parceiros possíveis nesse processo. Estamos aqui mais uma vez costurando esse cuidado com a nossa cidade, através da Fundat e recebendo o Sebrae como um parceiro para que possamos definir as maneiras de inserir a educação empreendedora em nossas escolas. Não tenho dúvidas que a expertise do Sebrae será vital nesse processo”, afirma.

A representante do Sebrae Sergipe, Débora Mendonça, comemorou os primeiros passos dessa iniciativa e ressaltou a necessidade de se investir em educação empreendedora desde a base. “Considero esse encontro uma verdadeira celebração, afinal de contas trabalhar com a educação empreendedora no município de Aracaju vai ser de grande valia para todos. Estamos iniciando uma parceria de educação empreendedora com a Fundat e a Semed como agente facilitador dessa construção, pois o quanto antes os cidadãos descobrirem o seu potencial pessoal para gerir o seu próprio sustento, mais qualidade de vida e autonomia promovemos”, destaca.

A próxima reunião do grupo está marcada para a primeira semana de novembro, quando novos encaminhamentos serão realizados.