Parque da Sementeira atrai eventos em comemoração ao mês das Crianças

Serviços Urbanos
09/10/2023 16h38

Em tempos de jogos eletrônicos e horas dedicadas ao mundo digital, levar as crianças para um ambiente que tenha contato direto com a natureza é proporcionar qualidade de vida para a garotada e, na capital sergipana, há um local onde a diversão nesse tipo de espaço, ao ar livre, é garantida. O ambiente em questão é o Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira), um ponto da cidade que tem sido a escolha de diversas instituições e famílias, principalmente neste mês de outubro, quando ocorrem as comemorações alusivas ao Dia das Crianças.

Segundo a coordenação do parque, até o momento mais de 40 eventos já estão agendados na Sementeira para este mês, sendo 22 com temática infantil. Assim, durante os dias que antecedem a data comemorativa, o espaço administrado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), costuma ser recorrentemente frequentado por centenas de meninos e meninas que usufruem de cada metro quadrado de área verde entre espécies de árvores da Mata Atlântica, além do parque infantil e quadra poliesportiva.

Entre os visitantes estão os alunos do colégio São Vicente, do bairro Santa Maria, localizado na zona Sul da cidade. A professora Fabiana Santos, que acompanhou o grupo composto por mais de 60 crianças entre 2 e 10 anos, comentou a respeito da preferência pelo espaço.

“Criança gosta mesmo é de brincar, pular e correr por aí. Por isso, quando comentamos com os pais dos nossos alunos a respeito desse passeio para a Sementeira, todos autorizaram. É muito importante esse contato com o meio ambiente, indispensável para uma vida mais saudável. Aqui eles apreciaram o lago, brincaram no parquinho. Foi uma manhã diferente da nossa rotina”, afirmou Fabiana.

Orientando turmas da educação infantil, Maria José Sacramento explicou que a presença dos alunos é uma ação comemorativa e de cunho pedagógico. “A escola tem muito espaço para que eles desenvolvam as brincadeiras, porém a vinda ao Parque da Sementeira sempre encanta a criançada. Então aproveitamos o mês dedicado às crianças para aliar um dia de conhecimento em meio ao contato com a natureza”, informou ela, que coordena a EMEI José Garcez Vieira, no bairro Siqueira Campos.

Ainda segundo a coordenadora, a manhã recheada de descobertas e troca de conhecimentos, faz parte do ‘Projeto Verde que te quero Ver’, que promove lições de preservação da natureza de maneira lúdica. “Esse é o primeiro ano do projeto. Entretanto, já temos planos de colocar em prática visitas à Sementeira como parte de outras atividades escolares. Temos que explorar mais os parques municipais”, destacou.

“Comemorar o Dia das Crianças em um parque é uma ótima experiência. Hoje, eles puderam brincar, lanchar e ao final coletaram todo o lixo produzido. Isso faz com que eles percebam os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. É muito gratificante enriquecer a dinâmica da rotina diária em que eles estão inseridos”, relatou a professora Gilvânia de Jesus Rodrigues, coordenadora da EMEF Professora Izidória Mendes Cruz, em São Cristóvão, na região metropolitana da capital.

Além da procura espontânea pelo espaço, é possível também a opção do agendamento prévio de eventos. É o caso do Projeto Crescer que, pelo segundo ano, irá transformar a Sementeira no cenário para as comemorações do Dia das Crianças, conforme explicou a presidente da ONG, Jaciara Castro.

“Quando pensamos em um lugar para celebrarmos o Dia das Crianças do Projeto Crescer, pensamos na Sementeira por ser um lugar aberto, arborizado e com infraestrutura muito bem cuidada, onde as crianças têm a liberdade de brincar. Inicialmente, achamos que o acesso seria difícil, mas em contato com a Emsurb isso foi desmistificado. Seguimos as orientações e nossa solicitação foi prontamente atendida. Desta forma, no próximo dia 22, faremos o nosso segundo evento da forma planejada. Será um dia de lazer onde eles terão a experiência de viver a cidade de maneira diferenciada”, enfatizou Jaciara.

Procedimentos para reserva
O pedido de autorização para eventos na Sementeira pode ser realizado a partir de ofício protocolado junto ao setor responsável, na portaria do parque. No documento, devem estar inseridos os dados pessoais do solicitante, número do quiosque que deseja reservar, placa e modelo de veículos que precisam entrar no espaço, bem como a descrição de brinquedos e demais estruturas, caso esteja programada este tipo de instalação. Se preferir, o solicitante também pode enviar seu requerimento via plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

“Caso queira, o solicitante pode, junto com um representante, conhecer o espaço. Para isso, é só comparecer na gerência do parque, situado no mesmo local onde fica o Horto Florestal, e receber as orientações sobre todos os critérios que devem ser seguidos. De segunda a sexta-feira, os servidores estão disponíveis, das 8h às 16h30, para atender as pessoas interessadas”, explicou o coordenador do parque, Hebert Soares.