Participantes do Programa Academia da Cidade têm resultados positivos na capital

Saúde
10/10/2023 10h25

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma avaliação com os participantes do Programa Academia da Cidade (PAC) na qual foi observada uma melhora no estado físico e também na capacidade motora dos participantes. Foram avaliadas as questões de mobilidade, flexibilidade e da resistência física dos participantes e ficou comprovada uma evolução positiva na qualidade da saúde da população aracajuana.

Presente em diversos bairros da capital, o programa conta com 12 polos que atendem cerca de 1.340 usuários, desde jovens a pessoas acima de 60 anos que, periodicamente, passam por uma avaliação para que o quadro clínico de saúde seja acompanhado durante a prática de exercícios.

“A cada dois meses, a equipe do PAC realiza uma avaliação do peso, altura e circunferência da cintura e quadril dos usuários, para acompanhar a evolução, além de aferir semanalmente a pressão arterial e disponibilizar testes e exames para acompanhar o quadro clínico do usuário. Os profissionais têm uma ficha de referência e contrarreferência e quando observa que o usuário, até mesmo no momento da inscrição, não está apto para a prática de atividade física, ele é encaminhado para a Unidade de Saúde, e após ser avaliado é que pode retornar para o PAC”, destaca o coordenador da Academia da Cidade, Walter Igor,

Resultados positivos
Segundo Walter Igor, a última avaliação realizada pela SMS aconteceu nos meses de junho a agosto, sendo identificado que todos os participantes dos 12 polos da capital melhoraram na modalidade, flexibilidade e equilíbrio no sentar, alcançar atrás das costas, na flexão de braços e abdômen.

“Já na resistência física, a avaliação foi realizada através do teste de corrida, onde destaca que 10 polos melhoraram. Na avaliação do Índice Médio Corporal (IMC) cinco Polos melhoraram e seis permaneceram com resultados iguais. Esta avaliação é um dos objetivos do PAC, que é melhorar o estado nutricional e o desempenho físico dessas pessoas que estão inseridas no Programa, trazendo consequências positivas para a vida delas, e reduzindo também outros indicadores de saúde”, ressalta Walter.

O PAC tem como objetivo oferecer atividade física de forma gratuita e monitorada. Atualmente, existem 12 polos, localizados nos seguintes bairros: Santa Maria, Jabotiana, América, Farolândia, 18 do Forte, Ponto Novo, Santos Dumont, Bugio, Cirurgia, Industrial, Luzia e estacionamento do Hiper GBarbosa Norte.

Clube de Corrida
O Clube de Corrida oferece um treinamento específico para quem quer começar a correr ou já corre e busca uma orientação para obter um melhor rendimento. As aulas estão sendo realizadas três vezes por semana, no turno da tarde, inicialmente no polo do Bairro Industrial, às segundas, terças e sextas-feiras, das 14h30 às 15h30. Se o aluno já participa do PAC, é só se inscrever presencialmente no polo do bairro.

“Caso a pessoa ainda não seja aluno de nenhum polo, é necessário realizar a inscrição no próprio polo, apresentando o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o número do prontuário eletrônico. Na inscrição, o interessado vai participar de uma anamnese, que consiste no histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente”, reforça o coordenador.