Prefeitura assegura cuidado do público feminino no Centro de Atenção à Saúde da Mulher

Saúde
10/10/2023 17h47

A porta de entrada para o cuidado e a manutenção da Saúde da Mulher começa pela Rede de Atenção Primária, presente nas 45 Unidades de Saúde da Família que contemplam todo o território da capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém nessas unidades um quadro de profissionais habilitados para a realização de exames preventivos para detecção de câncer de mama, de colo do útero e outros agravos, sobretudo no atendimento às gestantes.

Nesse contexto, as USFs são responsáveis pelos encaminhamentos, quando necessário, através do Sistema de Regulação, para a Rede de Atenção Especializada, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos.

No Cemar, o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM) concentra todos os atendimentos ginecológicos, o que possibilita a identificação das mulheres com necessidade de atendimento prioritário para a tomada de decisão referente a condutas e intervenções, facilitando assim o diagnóstico precoce e tratamentos quando necessário. No local, são ofertadas consultas em mastologia, ginecologia, patologia cervical e obstetrícia de alto risco, consulta de enfermagem e nutrição.

Os procedimentos que poderão ser realizados nesse ambulatório são biópsia do colo uterino, coleta de material para exame citopatológico de colo do útero, colposcopia, inserção ou retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU), cauterização química de pequenas lesões, criocauterização/eletrocoagulação de colo do útero, excisão tipo I e tipo II do colo do útero, exérese de pólipo de útero, Punção Aspirativa de Mama por Agulha Fina e por Agulha Grossa e drenagem de abscesso de mama.

Diante da confirmação de algum tipo de alteração na mama ou no colo do útero, com o relatório médico e o resultado da biópsia em mãos, a usuária será encaminhada para o ambulatório de oncologia do Hospital Cirurgia, do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho ou do Hospital Universitário, que funcionam como porta aberta para esses casos, espaço onde ela também terá acesso ao início do tratamento.

Para as gestantes de alto risco são ofertados o pré-natal com consulta médica e de enfermagem, bem como acompanhamento com as demais especialidades, exames de laboratório e de imagem dispensadas no complexo do Cemar Siqueira Campos ou serviços conveniados.

O Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher fica localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR), na rua Bahia, s/n, bairro Siqueira Campos. Para outras informações o contato é 3711 - 0900 ou 3711 - 0915.