Projeto Construindo Valores: Sejesp e Semed promovem ensino de basquete, vôlei e skate na comunidade escolar

Juventude e Esporte
10/10/2023 17h26

A Prefeitura de Aracaju, em mais uma parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu nesta terça-feira, 11, os secretários das respectivas pastas, Sérgio Thiessen e Ricardo Abreu, a fim de dialogar sobre a execução do Projeto Construindo Valores.

A iniciativa acontece graças a um repasse financeiro proveniente do Ministério Público do Trabalho (MPT) e levará para a comunidade escolar municipal o ensino de basquete, vôlei e skate. Cerca de 200 alunos, entre 6 e 12 anos, de pelo menos seis Escolas Municipais de Ensino, no período do contraturno escolar, vão poder participar do projeto.

Segundo destaca Sérgio, esta nova cooperação com a Semed fortalecerá o laço do trabalho entre as duas pastas que tem atuado em prol do desenvolvimento dos jovens aracajuanos ao atrelar educação e esporte no aprendizado cotidiano.

“Foi uma reunião muito importante e muito produtiva. Estou muito feliz com essa união em prol da educação, em prol do esporte, que tem tudo a ver, e é comprovado como a criança que pratica esporte, habitualmente, ela também abre os seus horizontes para o estudo, porque uma coisa complementa a outra”, ressalta o gestor da Sejesp.

Diante da realização desse novo projeto, o secretário Ricardo destacou o empenho da Prefeitura de Aracaju que possibilita a atuação intersetorial de suas secretarias, como a que acontece nessa e em outras já realizadas entre a Sejesp e a Semed, fortalecendo o desenvolvimento da primeira infância e da infância.

“Hoje, mais uma vez, discutimos com a Sejesp formas de incluir o esporte para fins do desenvolvimento e da inserção da cidadania para nossas crianças e adolescentes. Vamos apresentar para os nossos estudantes as modalidades esportivas como skate, basquetebol, tudo para que eles possam se desenvolver plenamente e, no futuro, possam ser cidadãos que contribuem ainda mais para o desenvolvimento da nossa cidade”, pontua o secretário da educação.

A reunião também contou com a presença do coordenador de Educação Física e Esporte Escolar, Robson Santana, do coordenador do projeto pela Semed, Igor Souza, e do coordenador do projeto pela Sejesp, Armando Badá, que ratificou ser “de suma importância o trabalho que será feito junto aos alunos, ao público adolescente, com essas modalidades que são uma crescente”, finaliza Armando, que é também instrutor de skate.

Após o procedimento de escolha das escolas, inscrição dos alunos e entrega do material esportivo, será dado início ao projeto com a data a ser divulgada.