II Piquenique Literário é realizado na Biblioteca Ivone de Menezes Vieira

Cultura
11/10/2023 12h00

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou em seu espaço externo o II Piquenique Literário, em alusão ao Dia das Crianças e ao Dia Nacional da Leitura, celebrados nesta quinta-feira, 12, e ao Dia Nacional do Livro, comemorado no próximo dia 29. Participaram da atividade os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, do bairro São Conrado, mas que está funcionando temporariamente no bairro São José, devido reforma.

Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre a importância de um espaço de leitura, como a biblioteca, com a coordenadora da Ivone de Menezes, Verônica Cardoso. Além disso, os alunos puderam também ler alguns livros, sentados na toalha do piquenique, enquanto saboreavam sucos, frutas e bolos.

“O piquenique teve o objetivo de comemorar o Dia das Crianças de uma forma diferente com os alunos: incentivando a leitura, aproveitando nossa área externa. Promovemos essa integração entre a Biblioteca e a Emef, de uma forma leve, divertida e que alegra a criançada”, explica Verônica.

A pedagoga e professora da Turma presente na ação cultural, Rose Almeida, comenta que as crianças gostam de participar de atividades fora da Escola e se animam quando sabem que é na Biblioteca.

“É a terceira vez que a Escola vem aqui e é ótimo retornar para essas atividades de integração que fazem as crianças se apaixonarem pela leitura, por livros. Eles amam, participam, colaboram. Todos ficam muito atentos. Hoje também foi especial, pois eles participaram de um piquenique ao ar livre”, relata.

O estudante de 8 anos, João Davi, que leu durante a atividade o livro “A Ovelha Perdida”, ficou satisfeito com a programação fora da Escola. “É bem legal vir à Biblioteca, ler, aprender. Eu fico muito animado, principalmente porque a gente pode comer depois, sentado na toalha, olhando as árvores”, comenta o aluno.