SMTT realiza ação educativa com foco no trânsito seguro para as crianças

Transporte e Trânsito
11/10/2023 12h45

Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira, 12, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou uma ação educativa com foco no uso de dispositivos de segurança para a preservação da vida dos pequenos. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, em frente ao Sesc Escola, localizada no bairro São José.

No local, agentes e a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, sensibilizaram pais, responsáveis e alunos, fazendo a distribuição de material educativo e reforçando as boas condutas que devem ser adotadas no trânsito, que são essenciais para evitar sinistros.

De maneira lúdica, o grupo de teatro Cones da SMTT, deu boas vindas à criançada da escola com música, cartazes e abordagens divertidas para ressaltar a importância do uso da cadeirinha nos veículos e de outros equipamentos de segurança.

“O uso de dispositivos de retenção, como o bebê conforto - para crianças de até 1 ano, de 9 a 13kg; cadeirinha - para crianças de 1 a 4 anos, de 9 a 18kg; assento de elevação - para crianças de 4 a 7 anos, de 18 a 36 kg; e o cinto de segurança - para crianças de 7 a 10 anos, acima de 36 kg com, no mínimo, 1.45m de altura - reduz em até 71% os riscos de óbito no trânsito entre as crianças. Esses equipamentos fazem a diferença, visto que, por ano, no Brasil, cerca de três mil crianças perdem a vida no trânsito. Por isso, estamos sempre reforçando para os pais e responsáveis a importância desses dispositivos para preservar a vida de quem eles tanto amam”, reforça o agente de trânsito Reinato Santos, que também é integrante da CET.

Ainda segundo Reinato, as comemorações alusivas ao Dia das Crianças são oportunas para chamar a atenção dos pais para essa problemática. “Algumas pessoas ainda descumprem o uso dos dispositivos de retenção e isso é preocupante. Os pais e responsáveis devem ser conscientes e respeitarem o que determina a legislação de trânsito para a segurança das crianças”, afirma.

Educação compartilhada

A atendente Elisabeth Vieira, garante que usa todos os equipamentos de segurança para o trânsito ao transportar seu filho. “Ações educativas feitas na porta das escolas é um bom incentivo para as crianças e serve para toda a vida. O meu filho, por exemplo, me ensina como devo me comportar no trânsito diante dos semáforos e isso é muito interessante”, comenta. 

O estudante Lucas Thomas, que foi levar sua prima à escola nesta quarta, aprovou a iniciativa da SMTT. “A ideia é maravilhosa. Tem que fazer ações educativas mesmo, porque representa uma segurança para as crianças. É preciso usar o cinto de segurança e outros equipamentos, sim, atentando para a idade e a altura de cada criança”, declara.

Pai de duas crianças, Arlen da Silva foi didático ao dar nota dez para o trabalho de sensibilização realizado pela SMTT. “Não faço parte do grupo de pais que não fazem uso dos equipamentos de segurança para crianças. Meus filhos são bens preciosos e prezo pela vida deles. Esses trabalhos de sensibilização são bons para manter a nossa segurança também, já que precisamos estar sempre em alerta quando o assunto é trânsito”, conta.

O taxista Jean Erickson da Silva também demonstra ter consciência da importância da segurança no trânsito. “Hoje, temos um fluxo de veículos muito grande e precisamos pensar na segurança dos adultos e das crianças. Para os pais que não usam dispositivos de retenção, sugiro que usem, pois a qualquer momento podemos estar sujeitos a sinistros de trânsito”, alerta.

Mês da Criança

Outras ações de educação para o trânsito serão desenvolvidas pela CET da SMTT de Aracaju durante este mês de outubro. Espaços, como empresa privada, o Centro de Referência da Assistência Social Carlos Hardman, no bairro Soledade, e o Parque Augusto Franco estão entre os que receberão as equipes. As instruções do respeito à faixa de pedestres; de prevenção de sinistros; do uso de dispositivos e do cinto de segurança e o não uso de celulares ao dirigir, são questões abordadas nas ações.