Prefeitura aplica Prova de Fluência Leitora para alunos da EJA

Educação
11/10/2023 16h34

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando durante o mês de outubro a Prova de Fluência Leitora para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A avaliação serve para medir o nível de leitura dos estudantes e, assim, atuar com estratégias para fortalecer a alfabetização. No total, 17 escolas aplicarão a prova, nos ciclos 2, 3 e 4, que correspondem aos anos iniciais do ensino fundamental.

A Prova de Fluência Leitora já é realizada a cada 45 dias para os estudantes do ensino fundamental na modalidade regular. De acordo com o secretário da Educação, Ricardo Abreu, a ampliação desta estratégia ajudará a avançar na alfabetização também dos jovens e adultos matriculados na rede municipal de ensino, assim como acontece com as crianças.

“O município de Aracaju se especializou em alfabetização, principalmente no período pós-pandemia, quando tivemos que fazer a recomposição de aprendizagem dos nossos alunos, e agora estamos aplicando todo esse conhecimento em prol dos nossos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. São estudantes trabalhadores, então temos que fazer com que a escola seja um ambiente mais atrativo, para ser um espaço para estudar, para que o aluno possa concluir o seu ensino fundamental e para se transformar em alguém mais competitivo no ambiente de trabalho” explica o secretário municipal da educação, Ricardo Abreu.

O objetivo da Prova de Fluência Leitora é diagnosticar em que nível da habilidade cada estudante está: se são leitores de sílabas, de palavras, de frases ou de texto com ou sem fluência. A coordenadora da EJA de Aracaju, Sueli Bispo, explica que os resultados das avaliações ajudam a traçar estratégias individuais para cada estudante.

“A avaliação de fluência leitora é exatamente uma ação para que tenha o aluno tenha aproveitamento pleno no tempo que ele está na escola, para verificar em que nível ele está de leitura e a partir daí nós traçamos estratégias, com aula de reforço e projeto de leitura, para que esse aluno que está um pouquinho atrasado no processo, consiga acompanhar os outros colegas” explica.

A coordenadora afirma que a principal característica destes estudantes é a dedicação no processo de alfabetização. “Mesmo os que ainda não são completamente leitores, quando eles encontram uma barreira eles não desistem. E quando conseguem ler aquela palavra, é uma sensação de vitória, principalmente porque durante a prova ele não está na sua sala nem com o seu professor, ele está com alguém de fora e está sendo avaliado”, conclui.

Delfina Silva, aluna da EJA da Emef Manoel Bonfim, afirma que não perdeu a esperança no estudo e incentiva aqueles que ainda não terminaram o ensino fundamental. “Estudar nunca é tarde, porque se tem força de vontade, a pessoa consegue, eu estou aprendendo, já sei fazer meu nome certinho, a professora me ensinou e eu quero aprender mais” conta entusiasmada.