Prefeitura celebra Dia das Crianças com famílias acolhidas pelo CER II

Saúde
11/10/2023 17h50

Com a proposta de proporcionar um momento de recreação terapêutica lúdica entre pais e filhos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira, 11, atividades para as crianças que são atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II). A ação foi realizada no Parque Ecológico Poxim e no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira).

De acordo com a coordenadora do CER II, Sony Petris, os espaços públicos são utilizados como forma de promover a inclusão social, para que as pessoas com deficiência se sintam pertencentes a esses ambientes como qualquer outra pessoa.

“Nestas recreações realizamos a reabilitação, sem perder de vista a integração e o exercício da cidadania. Momentos assim fazem parte da socialização do tratamento de reabilitação. Esta ação fora de serviço tem uma importância muito grande. É um momento lúdico e de integração entre os pais, filhos e os funcionários também, que todos os dias dão o melhor de si durante o tratamento destas crianças. Aqui é um ambiente diferente, relaxante e isso faz muito bem para a saúde mental de todos os envolvidos”, explica a coordenadora.

Segundo a assistente social do Cer II, Valéria Maia, o intuito desta ação foi celebrar o dia das crianças brincando, com a prática de atividades lúdicas. “A ideia foi organizar brincadeiras, pintura no rosto, dança, corrida, pula-pula, bambolê e outras atividades, com intuito terapêutico, envolvendo acolhimento, equilíbrio, coordenação motora, bem como a identificação de cores e sons”, enfatiza.

Reconhecimento
A dona de casa Deiviane Maia, mãe de Maria Eduarda, atendida pelo CER II, disse que estava muito feliz vendo a alegria da filha. “Me senti muito bem e agradeço a todos aqui por me darem essa oportunidade de me aproximar ainda mais da minha filha”, disse. Ela destaca ainda que a filha vem evoluindo com o tratamento realizado no CER II e que recebe toda atenção que precisa dos profissionais.

“Essa é a primeira vez que eu vim para o Parque com meu filho, e essa ideia de uma ação externa foi muito boa, pois saímos um pouco do nosso cotidiano. Sempre participo das ações e é muito prazeroso e gratificante ver a felicidade das crianças”, celebra Cecília Lima, mãe do pequeno Micael de 4 anos. “No Cer II meu filho recebe todo atendimento que precisa. Ele ainda tem dificuldades na fala, mas a parte motora já desenvolveu bem e, além disso, participar dessas atividades externas, ao lado das outras crianças, me deixa muito feliz”, reforça.