Manipulação de Alimentos: Fundat qualifica 105 vendedores ambulantes

Formação para o Trabalho
11/10/2023 18h33

Foi com grande expectativa que 105 vendedores ambulantes da capital realizaram nesta quarta-feira, 11, a oficina de boas práticas em manipulação de alimentos, ofertada pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), que cedeu o auditório onde foi realizada a capacitação. A maioria dos participantes fez questão de garantir a certificação para assegurar a chance de concorrer ao sorteio de vagas para comercializar seus produtos durante o Pré-Caju. O processo de inscrição está sendo realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e o sorteio acontece na próxima segunda-feira, 16.

A diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Rezende, enfatizou a importância da oficina para a profissionalização dos aracajuanos e promoção de renda para população. “Qualquer pessoa que deseje trabalhar comercializando alimentos e bebidas precisa ter essa certificação, por isso neste mês de outubro inserimos a oficina em nossa grade, afinal sabemos o quanto vários comerciantes precisavam adquirir ou renovar a sua certificação, para participar do Pré-Caju que é uma excelente fonte de renda para centenas de famílias”, comemora.

Sandra lembra ainda que a certificação, que é válida por dois anos, é essencial não apenas para atuação em festas e eventos, mas também para qualquer profissional que trabalhe com a venda de alimentos e bebidas. “Ter essa certificação é uma exigência, afinal estamos tratando da saúde dos consumidores. Essa necessidade se acentua num evento como esse pela sua proporção e visibilidade, mas a todo tempo as equipes da vigilância sanitária estão fiscalizando esses profissionais. Já ofertamos seis turmas este ano na Fundat e até o final do ano realizaremos outras, para garantir essa qualificação ao maior número possível de comerciantes”. 

O diretor de espaços públicos da Emsurb, Bira Rabelo, prestigiou a entrega dos certificados aos participantes e destacou o quão positiva é essa parceria com a Fundat. "Essa parceria é de fundamental importância, porque a oficina de Manipulação de Alimentos proporciona conhecimento para os ambulantes que buscam a excelência no seu atendimento e a prestação de um serviço de qualidade para população. A realização desse curso mostra a preocupação da Prefeitura de Aracaju para que a população e os turistas possam curtir de forma segura essa grande festa", pontuou.

A nutricionista e facilitadora da oficina, Júlia Guerra, reforçou a importância da qualificação para garantir a segurança dos consumidores, em especial durante grandes eventos. “Essa já é a minha quinta turma com a Fundat e eu sempre destaco que quando falamos de boas práticas de manipulação, estamos visando a oferta de alimentos para consumo de forma segura para população. É uma forma de prestarmos à sociedade um serviço de utilidade pública, ainda mais com a realização de grandes eventos, onde uma quantidade enorme de pessoas é esperada e se não houver essa precaução pode gerar uma contaminação em massa. Fico extremamente feliz em ver a turma cheia e interessada em aprender”.

Movimentação da economia
Quem aguarda ser contemplado com uma vaga para comercializar no evento tem fortes expectativas de lucro. Um excelente exemplo disso é a jovem Thaís de Melo Ferreira, que deseja comercializar lanches e bebidas no segundo ano da prévia carnavalesca na Orla da Atalaia. “Já participei o ano passado ajudando a minha mãe, mas só ela tinha o certificado do curso. Esse ano ela veio renovar o dela e eu vim pegar o meu, porque quero concorrer a uma vaga também. Quero vender espetinho, pizza, cerveja e refrigerante, mas também quero aprender mais e me qualificar. Ter esse curso de forma gratuita ajuda bastante. No ano passado vendemos muito e espero vender ainda mais este ano, trabalhando em duas barracas diferentes”, disse.

O vendedor de drinks, Emerson Alves dos Santos, também destacou a importância de conseguir realizar a oficina de forma gratuita e afirmou estar ansioso para garantir essa renda extra. “Há muito tempo eu trabalho com a venda de comidas e bebidas em festas, mas essa é a primeira vez que faço o curso. A gente que trabalha com bebida aloólica precisa também desse conhecimento, pois temos frutas e outros ingredientes que precisam ser bem conservados para que os nossos clientes sejam bem atendidos. Com fé em Deus vou ser selecionado para vender durante o Pré-Caju e garantir essa renda que é muito boa”, afirma.

Já a vendedora de acarajé, Gildete Candeias Nascimento, está realizando a oficina visando um outro evento, o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que será realizado no município vizinho. “Estou me programando para isso desde o ano passado, pois ainda sou auxiliar na arte do acarajé. É a minha primeira vez buscando essa certificação, mas acredito que todos deveriam fazer, mesmo sem trabalhar com comida e bebida, pois são conhecimentos excelentes para nossa vida. Estou super ansiosa para trabalhar. Já fiz outros cursos pela Fundat e é sempre maravilhoso. Ter conhecido a fundação tem sido algo modificador em minha vida”, afirma.