Desrespeito às leis e sinalizações acarreta sinistros de trânsito e prejuízos ao patrimônio público

Transporte e Trânsito
16/10/2023 17h50

É sabido que o desrespeito às leis e sinalizações, como o excesso de velocidade, está entre as principais causas de sinistros de trânsito. Um comportamento inadequado no trânsito, além de colocar em risco a vida das pessoas, provoca muitas vezes também prejuízos ao patrimônio público. Neste último fim de semana, por exemplo, durante a madrugada, no corredor Hermes Fontes foram registrados choques de veículos em uma estrutura de concreto que há na avenida para dar mais segurança aos pedestres, e no gradil de um abrigo de ônibus.

O superintendente da SMTT Renato Telles reforça que a falta de boas condutas e de respeito à legislação são os grandes vilões do trânsito. “Os choques em postes, semáforos ou em outras estruturas estão ligados, em sua maioria, ao excesso de velocidade, desrespeito às sinalizações e a mistura de álcool e direção. Esse tipo de ocorrência não acontece, por exemplo, durante o dia. Eles são registrados principalmente, nos finais de semana, à noite e na madrugada, ficando claro que se houvesse mais respeito dos condutores às regras de trânsito, os choques, como aconteceu em estruturas do corredor Hermes Fontes, não aconteceriam. É uma questão de conscientização e enfatizamos que o respeito às leis de trânsito é fundamental para a segurança”, afirma.

Renato cita ainda os prejuízos causados pelos choques dos veículos nas estruturas. “Esse tipo de ocorrência em semáforos ou outras estruturas que fazem parte do trânsito, além de trazer riscos à vida, causam prejuízos aos cofres públicos. A administração precisa estar constantemente fazendo correções e adquirindo materiais para repor ou substituir o que foi danificado. Por isso é muito importante que todos tenham prudência, respeitando o que determina a legislação e as sinalizações para não colocar em risco a vida das pessoas, não se envolver em sinistros e nem danificar o patrimônio público”, enfatiza o superintendente.

Educação para o trânsito

A SMTT de Aracaju exerce um trabalho diário de educação para o trânsito, seja realizando palestras em escolas, estabelecimentos ou ações educativas nas ruas para conscientizar e chamar a atenção da população sobre a importância das boas práticas no trânsito. Este ano, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da SMTT, já realizou aproximadamente 300 atividades educativas.