Maternidade Lourdes Nogueira promove visita guiada para doulas

Agência Aracaju de Notícias
16/10/2023 18h11

A Maternidade Lourdes Nogueira, primeira unidade materno-infantil da rede municipal da capital sergipana, recebeu na tarde desta segunda-feira, a visita de algumas doulas da Associação Sergipana de Doulas, profissionais que têm como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos. 

A visita técnica foi guiada pela equipe da Maternidade Lourdes Nogueira, como os profissionais de enfermagem, que apresentaram a estrutura da unidade de saúde e promoveram uma roda de conversa com as doulas, visando falar sobre a rotina de trabalho, tirar dúvidas e passar mais informações sobre a maternidade. Pelo menos uma vez por semana a Maternidade Lourdes Nogueira promove visitas guiadas, vinculadas à atenção básica.

De acordo com Emanuelle Moura, coordenadora de Enfermagem da Urgência Obstétrica da Maternidade Lourdes Nogueira, a visita teve grande importância para que as doulas pudessem conhecer melhor a unidade de saúde. Para ela, isso traz mais confiança para as profissionais e para as gestantes.
 
“Hoje é um momento ímpar em que a gente faz essa conversa com a equipe multiprofissional. A presença da doula influencia positivamente no trabalho de parto da mulher. A taxa de cesarianas diminui, os farmacológicos são melhor utilizados e a mulher se sente mais confortável para que seja preservado esse momento do parto, que o protagonismo dela seja fortalecido. Então as doulas são mulheres que fortalecem outras mulheres. Isso fortalece o empoderamento da mulher”, disse. 

Uma das doulas que participaram da visita foi Emanoelita Silva Alves. Ela explica que outras colegas já tinham lhe dado boas indicações sobre o atendimento realizado na Maternidade Lourdes Nogueira. “Nossa função é acalmar, orientar a grávida, porque muitas vezes a ansiedade é fruto de dúvidas, então a gente vai tirando essas dúvidas durante o processo da gestação. A gente vai mostrando as fases da gestação, os tipos de ansiedade e todos os processos que a grávida vai passar, além dos principais sintomas de que o parto está próximo. É importante porque a gente desenvolve, com a paciente, um processo de confiança, para trazer segurança e tranquilidade, reduzir a ansiedade o máximo possível e tornar o parto um momento de lembranças boas”, declarou.

Neuraci Araújo, presidente da Associação de Doulas, afirmou que a visita técnica é de grande relevância para que as profissionais se familiarizem e entendam como a maternidade funciona. “Quanto mais informação a paciente tiver, menos chances de gerar ansiedade. É importante conhecer a dinâmica da maternidade para que possamos fazer o nosso trabalho de doula com tranquilidade, somando ao trabalho da equipe da unidade de saúde. A gente contribui para que a gestante tenha uma experiência bem positiva e tranquila em seu parto. Tudo o que a gente quer é que a paciente venha para o parto com mais segurança e sem medos”, disse.