Famílias dos alunos participam ativamente da III Plenarinha da Educação Infantil

Educação
18/10/2023 09h00

Mães e pais de crianças matriculadas na rede municipal de ensino da capital têm participado efetivamente da III Plenarinha da Educação Infantil, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Com os trabalhos desta edição baseados no tema “O eu, o outro e nós: promovendo a paz na escola e na sociedade", as unidades de ensino têm buscado promover o engajamento das famílias nas atividades propostas e a reflexão em torno de toda a comunidade escolar.

As ações da Plenarinha foram planejadas e estão sendo acompanhadas pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf/Semed), com o intuito de fortalecer o respeito às crianças e a atenção necessária aos seus direitos, desejos e opiniões. Desde o mês de setembro, as escolas que ofertam a  educação infantil vêm trabalhando o tema durante as aulas e através de atividades que devem ser realizadas em colaboração com as famílias.

São trabalhos manuais, músicas, colagens, confecção de murais, passeatas no bairro e mais uma gama de atividades lúdicas que trabalham a aprendizagem sobre a cultura de paz. Cada escola trabalhou com autonomia nas ideias para abordar o tema, com a culminância do projeto ocorrendo neste mês de outubro.

Trabalho conjunto
No Centro Social São Francisco, escola de educação infantil localizada no bairro Cidade Nova, Solange Souza, mãe de Levy Santos, de 3 anos, acompanhou a culminância da Plenarinha. Ela conta que recebeu a ideia da escola com entusiasmo, já que "é um tema fundamental para o desenvolvimento da criança e  para a sua formação enquanto ser humano".

"Nossa família é evangélica e este é um tema que a gente preza bastante em casa. Hoje em dia estão acontecendo tantas coisas difíceis no mundo. Ensinando, desde pequenos, a plantarem boas sementinhas para a árvore crescer com a colheita de bons frutos. Assim, eles aprendem, por exemplo, que não devem fazer mal ao coleguinha, a não brigar; e a gente vê que, como pais, estamos em um bom caminho, porque não discutimos na frente das crianças e buscamos não levar nossos problemas de adulto ao conhecimento deles", pontua Solange.

Outra que se mostrou bastante participativa na Plenarinha foi Manuela Trindade, mãe das gêmeas Ana Melina e Alice Marina. Ela pontua que os assuntos abordados durante as atividades do projeto, como paz na família, no trânsito, na escola e no mundo, fazem parte da realidade de todos e são de grande importância para o desenvolvimento das crianças.

"Nós atuamos em conjunto: casa e escola. Foi tudo muito interessante. Durante o projeto eu tirei dúvidas, reforcei aquilo que já fazia com eles em casa, como ler histórias lúdicas, por exemplo, que faz com que as crianças prestem atenção e é bom os pais terem esse hábito para abordar assuntos como a paz. Como tenho, além delas, outra filha, também aplico no lar, por exemplo, um ensinamento sobre o que pode ou não pode, como amenizar conflitos. É um tema muito pertinente, principalmente, por tudo que estamos vivenciando hoje", explica Manuela. 

Mãe de Luiz Gabriel Santos, de 5 anos, e aluna da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monsenhor João Moreira Lima, do bairro Soledade, Daiane Caroline Santos diz que o filho sempre conversa sobre o que acontece na escola e que tem falado com ela o que tem aprendido nesta edição da Plenarinha.

"Ele comentou muito em casa sobre a paz no trânsito, dizendo que aprendeu que tem que esperar o carro passar, observar a rua. A escola tratar sobre temas como este é importante porque muitas crianças, mesmo dentro de casa, veem coisas que não devem, e na escola já podem aprender a fazer diferente", relata Daiane.

Já a mãe de David Mateus dos Santos, de 5 anos e aluno da Emei Dr. José Augusto Arantes Savazine, do bairro Japãozinho, Estefane dos Santos, ressalta o quanto esta Plenarinha auxilia no combate ao bullying e evidencia o papel dos pais, em contribuição com a escola, na educação das crianças para a preservação de uma cultura de paz.

"Temos que ensiná-los a terem empatia e ajudar umas às outras, a evitar brigas com os coleguinhas, manter a paz nas escolas e em casa. Sempre converso sobre como é necessário ter respeito com as outras pessoas e ser amigo. Nós, pais, temos o papel principal de conversar com eles sobre isso. E é muito bonito o que a escola também está fazendo", expressa a mãe.