Centro Especializado em Reabilitação proporciona recreação e atividades lúdicas

Saúde
17/10/2023 16h28

A Prefeitura Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), proporcionou na tarde desta terça-feira, 17, um momento lúdico em alusão ao Dia das Crianças para os usuários assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II). Na unidade, crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências participaram de oficinas.

A proposta da ação partiu dos estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto). De acordo com o terapeuta ocupacional do CER II e preceptor de estágio, Carlos Galberto, a ideia é envolver as crianças em atividades lúdicas.

“A intenção é que as crianças possam participar também de atividades manuais, por isso foi pensado em algumas oficinas de pintura, de fantoches e um momento para o lanche. No dia de hoje são crianças com autismo, bem como outras crianças e adolescentes que estão no serviço para fazer terapias”, disse Carlos Galberto.

Thayná Cunha, estudante de Terapia Ocupacional e estagiária do CER II, explica que as oficinas e a interação com os pacientes proporcionam também uma vivência da profissão na prática.

“Preparamos oficinas de fantoche que é para vivenciar esse processo de estágio que estamos passando nesse primeiro bloco, e essa oficina foi em conjunto com o dia das crianças porque no processo de estágio nos aproximamos mais da prática, já que na faculdade vemos mais a teoria”, conta Thayná Cunha.

Há quatro anos, Ana Lúcia Rodrigues Gomes frequenta o CER II para acompanhar a filha Any Beatriz nas terapias. Para ela, o acolhimento que recebeu na unidade e os serviços direcionados para a filha renderam avanços positivos na vida da garota.

“Sou muito grata com o CER II porque acolheu a mim e a minha filha e já fizeram muito por ela. Estou aqui há quatro anos e não tenho do que reclamar, pois tem transporte que busca e leva na nossa casa; minha filha se desenvolveu muito e se não fosse aqui ela não estaria desenvolvida como está hoje”, conta Ana Lúcia.  

Roseângela dos Santos, mãe do pequeno Luis Miguel Santos Silva, frequenta o CER II há apenas um mês. Para ela, neste período, o filho já apresenta avanços de convivência e a ação do Dia das Crianças incentiva ainda mais.

“Nesse mês eu percebo que ele está mais comunicativo, se aproximando mais das pessoas, gosta de vir, mesmo que as vezes fique sem paciência. Essa ação que está acontecendo é muito boa e continua sendo maravilhoso, pois gosto muito dos profissionais”, considera Roseângela.