Fundat contribui para ressocialização a partir da qualificação profissional

Formação para o Trabalho
18/10/2023 12h31

A batalha contra as drogas é uma realidade cruel e árdua para centenas de famílias brasileiras e é por entender os desafios de superar essa fase tão difícil que a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), busca oferecer opções para promover a reinserção desses cidadãos no convívio social, através da qualificação profissional e oferta de oportunidades de trabalho. E foi com esse intuito que mais um curso foi realizado, desta vez em parceria com o Batalhão da Restauração, oportunizando a 20 pessoas em processo de cura do vício das drogas e do álcool a participação no curso de porteiro. 

Diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Rezende acompanhou a entrega das certificações e se emocionou com os depoimentos cheios de sentimentos de superação. “A missão da Fundat é transformar a vida das pessoas para melhor, através da educação profissional e das oportunidades de trabalho. Saber que o nosso curso está proporcionando a esses homens a chance de voltar a sonhar com um futuro melhor e a conquistar a sua liberdade por meio do seu trabalho é mais que gratificante. É o que faz todo nosso esforço valer a pena. Parcerias como as firmadas com as nossas instituições parceiras são essenciais, pois promovem o resgate da autoestima e perspectiva de futuro”, comemora.

Já a coordenadora do Batalhão da Restauração, Edjane Rodrigues, reforçou a importância de ações como essas para o fortalecimento da autoestima desses homens e do processo de cura realizado pela instituição. “Para muitos deles essa é a primeira capacitação profissional. É a primeira vez que eles se enxergam como cidadãos, como pessoas verdadeiramente capazes. Nosso trabalho é fazê-los enxergar essas possibilidades e por isso somos tão gratos à Fundat, pois graças aos profissionais enviados por ela, que são sempre tão sensíveis, conseguimos sempre excelentes resultados”, agradece. 

Esperança renovada
Vicente de Jesus é um dos 20 formados no curso e garante que ter a chance de se qualificar foi essencial para a sua melhoria pessoal. “Pra mim, fazer esse curso é um recomeço. Esse é o primeiro curso que eu faço na vida e eu adquiri vários conhecimentos, me deu uma oportunidade verdadeira de crescer lá fora. Hoje eu sinto no meu coração que é possível recomeçar, que todos nós aqui temos capacidade. Minhas palavras hoje são persistência e gratidão, porque ainda tenho muitos sonhos a realizar”, afirma. 

Sentimento partilhado por Daniel Victor, outro dos recém-capacitados. “Já tive várias oportunidades na minha vida, mas essa aqui, de estar no batalhão restaurando o meu equilíbrio, minha dignidade e sensatez é muito gratificante para mim. Agradeço demais à Fundat por essa oportunidade. Fiquei em uma turma comprometida e que me deu muito orgulho de fazer parte. Ter esse certificado será um diferencial a mais para que possamos chegar mais preparados ao mercado de trabalho e que pode representar mudanças”, acredita. 

Esperança semeada também no coração de Daniel Lima. “Agradeço a Deus por poder estar aqui e participar dessa turma que nos plantou uma excelente semente durante a nossa capacitação. O professor foi excelente e a Fundat está nos ajudando muito nessa batalha de voltar a ter nossas vidas de volta. Estou parado há dois anos, desempregado e sem enxergar uma oportunidade de retornar para minha família, minhas conquistas. Essa é a segunda oportunidade que estou tendo de ter uma nova vida e não vou deixar passar”, garante. 

Propósito semelhante ao do colega André Pereira, que projeta um futuro junto aos filhos e netos. “Eu sou pai e avô, e hoje estou imensamente grato ao batalhão e à Fundat, pois cheguei aqui sem nenhuma perspectiva de vida e aqui encontrei um novo propósito. Para muitos que achavam e me disseram que eu não seria mais nada nessa vida só tenho a dizer que estou vivo e lutando por uma vida melhor. Estou recebendo esse certificado que mostra que eu sou capaz como um profissional e esse é só o primeiro passo dessa jornada”, comemora.