Professores e alunos da rede representarão Aracaju nos Jogos Escolares Brasileiros

Educação
19/10/2023 12h13

Oito alunos e três professores da rede municipal de ensino da capital foram convocados pelo Governo de Sergipe para representar o estado na terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, que ocorrerá entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro, em Brasília/DF. O evento é classificatório para o sul-americano, que acontecerá em dezembro, no Chile.

Como técnicos para o evento, foram convocados os professores Admilson Oliveira, do Projeto Ginástica Artística na Escola; Deivisson dos Santos, treinador de Atletismo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Antônio da Costa Melo, do Getúlio Vargas; e Luciano Vieira, do Wrestling da Emef Oscar Nascimento, do bairro Santo Antônio.

Participarão das competições cinco alunos de Atletismo da Emef Costa Melo, um aluno do projeto Ginástica na Escola, um outro de Taekwondo da Emef Manoel Bonfim, localizada no bairro Bugio, e mais um da modalidade Wrestling, sendo este da Emef Santa Rita de Cássia, do Bairro América. Esses estudantes disputarão com outros jovens de faixa etária de 12 a 14 anos matriculados em instituições de ensino pública e privada de todo o Brasil.

Como coordenador de Esporte e Educação Física Escolar (Coefesp) da rede, José Robson dos Santos explica que a lista dos convocados é baseada nos resultados dos últimos Jogos da Primavera, e celebra a conquista.

"A convocação dos nossos alunos para os JEBs é um coroamento. A gente trabalha na perspectiva de levar o esporte para os alunos conhecerem e praticarem. E para isto, criamos ou aderimos a projetos de parceiros. A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), por exemplo, tem sido uma grande parceira. Naturalmente, alguns desses alunos se destacam e os professores criam equipes e as escrevem nos Jogos da Primavera. Com o sucesso de muitos, o Estado convoca, pelo ranking, a participarem dos Jogos Brasileiro", relata Robson.

O professor Deivisson dos Santos vai participar pela segunda vez dos Jogos. Ele diz que ficou muito feliz com a convocação das atletas para um evento desta grandiosidade e que as garotas estão com bastante expectativa para a participação.

"Participar dos JEBs é uma experiência ímpar para nós e para os estudantes. Além da participação na competição, o intercâmbio cultural é de extrema importância para que seja ampliada a visão dos meninos sobre o que é o mundo fora da sua escola e da sua cidade", pontua Deivisson.

Aluno do 6º ano da Emef Manoel Bonfim, João Pedro Castro conta que tomou gosto pela Ginástica influenciado pelo irmão mais velho, que já praticava a modalidade. A mãe tem sido sua maior motivadora e está muito ansiosa pela viagem do filho, assim como o professor Admilson, que, segundo o menino, tem lhe treinado de forma intensa "para fazer uma apresentação bonita".

"Ingressei na Ginástica Artística esse ano e me encontrei. Fiquei muito feliz pela indicação para os JEBs e estou treinando bastante para ser um novato em potencial. Vou para a competição focado em ganhar, principalmente, experiência. Por isso, para mim, só de eu ter sido convocado já é uma vitória", expressa o estudante.

Robson afirma que a Semed trabalha no incentivo à criação e à oferta de projetos de diversas modalidades esportivas, no sentido de estimular as práticas por parte de alunos e a participação destes em grandes competições.

"A Coefesp trabalha para fazer com que o esporte aconteça dentro das escolas do município de Aracaju. De acordo com a Portaria 272, qualquer professor poderia tirar 30% da sua carga horária para se dedicar a projetos esportivos para os estudantes da rede. Há um incentivo por nossa parte para que isso aconteça. Não fornecemos apenas os materiais necessários, mas também constantes cursos formativos para despertar o interesse dos docentes, como, por exemplo, formação em Rugby, Xadrez, lutas marciais e Skate, nova modalidade olímpica", destaca o coordenador.