Prefeitura promove incentivo à coleta seletiva entre a comunidade do Orlando Dantas

Serviços Urbanos
19/10/2023 15h03

Nesta quinta-feira, 19, comerciantes e moradores do conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado, contam com uma importante iniciativa de conscientização socioambiental promovida pela Prefeitura de Aracaju. Coordenada por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a Cooperativa de Reciclagem União, o projeto engloba visitas à região da zona Sul da capital, com o propósito de levar até a comunidade explicações e orientações acerca do funcionamento da coleta seletiva, bem como da separação do que pode ou não ser reaproveitado. 

“Com o trabalho unificado, a Cooperativa União passará a recolher materiais recicláveis diretamente de residências e comércios naquela região, nos dias em que não há a coleta domiciliar, ou seja, às segundas, quartas e sextas-feiras. Assim, esta é mais uma busca do município por ampliar o recolhimento e destinação adequada desses itens, beneficiando o meio ambiente e também aqueles que atuam no setor”, pontua o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Maria Aparecida dos Santos esteve entre os que ouviram as recomendações. Moradora da localidade há cerca de dois anos, a dona de casa conta que já adotou o hábito de utilizar menos plástico, mas que, ainda assim, não deixa de fazer a separação sempre que há algum item na sua residência. 

"A Prefeitura está de parabéns por essa ação. Eu sou a favor do meio ambiente e acho que as pessoas devem sim separar o que pode ir para reciclagem. Às vezes, o pessoal coloca até vidro, que é reciclável, no meio do lixo de casa. Aí não só deixa de ajudar a natureza, como ainda coloca o coletor em risco", compartilha dona Maria. 

Marlene Fonseca também incorporou a prática sustentável ao dia a dia e comenta que faz questão de colocar o lixo orgânico separado do reciclável. A dona de casa recebeu com contentamento a visita das equipes ambientais e acredita que a iniciativa pode ajudar na conscientização de outros moradores. 

“Latinhas, plástico, vidro, tudo já fica em sacos diferentes pra na hora não ter dor de cabeça. É bom saber que a gente está fazendo a coisa certa, ajudando não apenas o meio ambiente, mas também quem depende desse tipo de trabalho. Eu espero que mais pessoas reconheçam e passem também a fazer a sua parte”, comenta. 

Conforme a Diretoria Operacional da Emsurb, as visitas dos educadores ambientais no Orlando Dantas continuam ao longo desta sexta-feira, 20.