Pré-Caju 2023: Prefeitura participa de terceira reunião de alinhamento operacional

Defesa Social e Cidadania
19/10/2023 16h20

Na manhã desta quinta-feira, 19, órgãos da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe se reuniram para a terceira reunião de alinhamento das ações operacionais e logísticas voltadas ao Pré-Caju 2023. Com a proximidade da festa, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de novembro, o planejamento vem sendo aprimorado para garantir segurança e bem-estar à população. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE).

Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, há empenho de todos os órgãos envolvidos para assegurar um esquema operacional e de segurança de sucesso. "Temos construído as condições necessárias para execução de tudo o que vem sendo planejado e discutido nas reuniões de alinhamento. Essa é uma grande festa, que atrai o público sergipano e de outros estados para Aracaju. Estamos empenhados para que seja um sucesso, em constante alinhamento com todos os envolvidos", frisou o secretário.

O coordenador da Operação Pré-Caju na Polícia Militar de Sergipe (PMSE), tenente-coronel Gilberto Melo, ressalta que o encontro faz parte da série de reuniões preliminares. "Essa é a nossa terceira reunião de alinhamento com todos os órgãos, justamente para tirar detalhes e verificar se algum órgão está precisando de apoio. Já foram apresentadas as demandas de planejamento e finalização dos planejamentos. Está marcada uma nova reunião para conhecer, in loco, a área do evento. Está tudo bem encaminhado", destacou.

O organizador do evento e vereador Fabiano Oliveira reforça o compromisso com o planejamento, organização e a expertise dos órgãos envolvidos nesse trabalho. "É uma reunião que engloba todas as secretarias que estão envolvidas para a maior prévia carnavalesca do Brasil. Esse alinhamento para realização de um evento que atrai inúmeros turistas, que gera emprego e renda, nos dá tranquilidade, como organizador do evento", avaliou.

Fabiano Oliveira ressalta os resultados obtidos na última edição e o empenho para assegurar ainda mais sucesso ao evento neste ano. "No ano passado tivemos 17 ocorrências e nenhuma fatalidade . É importante que cada cidadão, cada folião que for brincar na avenida, leve a sua consciência da paz. Não levar objetos de valor e brincar na pipoca, nos bares, restaurantes, nos hotéis, nos blocos e camarotes. O importante é levar a sua alegria", disse.

Segurança estrutural
Desde o início da montagem das estruturas, na Orla da Atalaia, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por intermédio da Defesa Civil de Aracaju, verifica aspectos pertinente à segurança estrutural.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o procedimento é adotado para os eventos com estruturas de grande porte, em ocasião da montagem. "Verificamos se as estruturas montadas por pessoas habilitadas, com a devida comprovação técnica, a partir dos documentos alinhados junto aos conselhos de classe. Constatado isso, a Defesa Civil faz verificações no sentido de identificar eventuais riscos, que visualmente sejam de fácil detecção, e sempre que necessário sugere as correções e documentos adicionais, como teste de carga", pontuou.

Presenças
Estiveram presentes na reunião os representantes das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Guarda Municipal e Defesa Civil; da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT); das Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb); da Polícia Civil (PC); da Polícia Militar (PMSE); do Corpo de Bombeiros (CBMSE); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192); e Energisa.