Programa Aju Animal realiza mais de três mil procedimentos em dez meses

Meio Ambiente
19/10/2023 16h00

O Programa Aju Animal, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), ultrapassa a marca de três mil procedimentos, entre consultas, exames e castrações de felinos e caninos, em dez meses. Os números mostram o  compromisso da atual gestão em assegurar cuidados básicos de saúde aos animais.

Durante esse período,  o programa realizou 1.800 castrações de felinos e caninos, 550 consultas veterinárias e 729 procedimentos ambulatoriais (exames, curativos, fluidoterapia, curetagem de miíase e sutura). Os serviços foram ofertados pela clínica credenciada e também pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A protetora independente Ilana Laryssa Rocha da Silva tem três felinos (Idosinho, Cappuccino e Branquinha), e todos foram atendidos pelo Aju Animal. Para ela, o serviço prestado é de excelente qualidade. "O programa é  maravilhoso. Todos os meus gatos foram castrados por meio do Aju Animal. A equipe é muito cuidadosa e está sempre disposta a ajudar, especialmente em casos mais graves e urgentes", declarou.

Ainda segundo Ilana Laryssa, ela busca conscientizar moradores da região onde mora sobre a importância da castração. "Eu os ajudo, inclusive na hora de realizar o cadastro na plataforma AjuIteligente.  Faço isso com satisfação. Dia desses, recebi o depoimento de uma garota que tem um gato. Ele estava ferido. Graças ao programa, foram realizados exames e castração. O felino ainda teve atendimento pré e pós-consulta. Isso é maravilhoso", contou.

Quem também recebeu atendimento no Aju Animal foi a cadela Fiona, resgatada na rua pela tutora Tainá Cruz. Há um mês, fez a cirurgia de castração. "Fiona pariu 12 filhotinhos. Eu cuidei e doei todos, seguindo um termo de responsabilidade. Depois, aguardei o tempo adequado para poder castrá-la e a recuperação foi bem rápida. O programa superou, de fato, as minhas expectativas. Recomendo o Aju Animal de todo coração", relatou. 

Para o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, os mais de três mil procedimentos são resultado de um trabalho feito com segurança, responsabilidade e respeito aos animais. "O intuito é mudar a realidade dos animais em situação de vulnerabilidade, com tratamento de saúde adequado, com lares temporários e estímulo à adoção pela sociedade. Estamos apenas nos dez primeiros meses do programa. Vamos avançar ainda mais", ressaltou.

Cadastro
Com este programa, a gestão municipal arca com serviços de saúde para cães e gatos abrigados, comunitários e de protetores. O cadastro do Aju Animal deve ser feito por meio da plataforma AjuInteligente. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju é estruturada em quatro eixos - castração, saúde animal, lares temporários e apoio à adoção. A previsão é de um investimento de R$ 1,5 milhão ao ano.