Prefeitura realiza sarau nordestino com assistidos do Cras Jardim Esperança

Assistência Social e Cidadania
19/10/2023 17h46

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa, equipamento gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou na tarde desta quinta-feira, 19, o I Sarau Nordestino com apresentações artísticas e temática regional.

A ação comunitária teve como objetivo o fortalecimento da cultura nordestina e contou a apresentação do Grupo Teatral Eictha, do Centro Comunitário de Soluções e Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE); e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) proporcionou para o público presente apresentação de trio pé de serra, apresentações artísticas de crianças e idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e recital de poemas e cordéis.

O coordenador do Cras Jardim Esperança, José Alves Neto, conta que a realização do sarau foi pensado para celebrar duas datas importantes do mês de outubro, o Dia do Nordestino (8) e o Dia da Sergipanidade (24).  "Nós resolvemos transformar esta ação no formato de sarau, no qual a gente tem o objetivo de estar reforçando os vínculos comunitários, mas principalmente tornando protagonista a cultura nordestina, a identidade cultural, esperamos que todos voltem pra casa com o coração da identidade cultural preenchido, algo que vem se apagando nos dias de hoje", afirmou o coordenador.

Para a educadora social Juliana Andrade de Araújo, o sarau é a oportunidade de talentos escondidos no SCFV se apresentarem e de incentivar outras pessoas e praticar diversas atividades. "A gente pensou no sarau como uma manifestação cultural, o que ela é de fato, onde as pessoas podem se apresentar artisticamente e no sarau pode ser uma apresentação musical, teatral e aqui temos todos os exemplos nos serviços, e por que não trazer aqui para outras pessoas assistirem? Então foi pensando nisso na apresentação de tantos talentos, elevar a autoestima, a autonomia, o protagonismo delas nesse dia", disse a educadora Juliana.

O representante do grupo teatral Eictha, Paulo Ricardo dos Santos, afirmou que além de proporcionar diversão para as pessoas, o grupo tem o objetivo de levar informação para idosos se prevenirem contra atos ilícitos.

"A gente vem alertá-los para essa situação e também manter a nossa tradição. É óbvio que toda vez que a gente toca, eles se levantam, é uma turma animada, é uma fase da vida que eles se permitem mais e isso é muito gostoso, ter esse feedback deles, é um prazer para nós do grupo fazer esse espetáculo, somos recebidos com muita alegria e nós agradecemos contribuindo, ajudando eles a se prevenirem contra golpes", pontuou Paulo.

Dona de casa e frequentadora há 20 anos das atividades do SCFV do Cras Jardim Esperança, Eunice de Jesus Andrade fala sobre a importância das atividades realizadas no Cras no seu dia a dia.

"Aqueles que não conhecem, faço questão de convidar para vir ao Cras conhecer tudo que fazemos e se juntar a nós, porque é muito bom. Participamos de várias atividades, recreação, convivência com outras pessoas, lazer, saúde, são dias maravilhosos. Desperta muita coisa boa dentro de nós, quando escutamos qualquer música a gente já vai se movimentando, nós que estamos entrando na fase da melhor idade, algo que me orgulho muito, é a oportunidade de ocupar o corpo e a mente, encontrei tudo que preciso para ter uma vida melhor e saudável", afirmou.