Maternidade Lourdes Nogueira conscientiza sobre câncer de mama com realização de palestra

Saúde
20/10/2023 14h16
Início > Noticias > 102577

Em continuidade às ações voltadas aos colaboradores, em alusão ao Outubro Rosa, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) promoveu mais uma palestra, na manhã desta sexta-feira, 20. Desta vez, a atividade reforçou a importância da prevenção, detecção e combate ao câncer de mama, seguida de um relato pessoal contextualizando esse enfrentamento, dentro dos propósitos da campanha. 

À frente da palestra esteve a enfermeira especialista em Saúde da Mulher e Obstetrícia Ely Cecília. Professora universitária e palestrante, a profissional aceitou o convite do Núcleo de Educação Permanente da Unidade (NEP) para compartilhar seu conhecimento e experiências.

"Recebi, com muita alegria, o convite da maternidade para vir trazer essa temática, propondo uma reflexão sobre a importância da mulher conhecer o seu corpo, de se tocar, além de procurar o profissional de saúde, periodicamente, para prevenir essa enfermidade", pontua a enfermeira. 

Na oportunidade, Ely também expôs sua experiência pessoal de ter vivenciado todas as etapas de tratamento, como elemento motivador da prevenção e do autocuidado.

"Trago minha experiência de, como profissional de saúde, ter detectado um câncer de mama aos 39 anos de idade, ressaltando a importância da detecção precoce e dos cuidados adequados que elevam muito as chances de cura. Além de vestir rosa, é importante despertar essa consciência e difundir essa informação ao maior número de mulheres possível", alerta a profissional. 

Efeito multiplicador 
Para a enfermeira Rafaela Xavier, que trabalha no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade e é ex-aluna da palestrante, o exemplo pessoal é um elemento extremamente convincente. 

"Tive a oportunidade de ser aluna da enfermeira Ely Cecília, com quem aprendi muito sobre saúde da mulher. Agora, com este exemplo que ela traz de sua própria experiência de vida, fico ainda mais impactada com esta nobre missão que é difundir conhecimento. Ela nos dá o exemplo de como é importante compartilhar a informação para salvar vidas", relata Rafaela.