Solenidade empossa presidente e vice do Conselho Municipal de Educação de Aracaju

Educação
20/10/2023 19h53

Em Sessão Solene realizada nesta sexta-feira, 20, foi oficializada a posse da presidência do Conselho Municipal de Educação (Conmea), sendo reeleita Núbia Lira, que continuará responsável pela gestão durante o próximo biênio, junto à vice-presidente Josevânia Teixeira. 

A comemoração aconteceu na sede do Conmea, localizada no bairro São José, em Aracaju, e contou com a participação do secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, e representantes de diversos conselhos. 

Formada em Educação Física, doutora em Educação e coordenadora de Educação Infantil (Coeinf) da Semed, Núbia Lira é professora da educação básica há 25 anos. Ao assumir a coordenadoria, vem se envolvendo cada vez mais em defesa da primeira infância e da oferta da educação infantil de qualidade.

Já a vice-presidente, Josevânia Teixeira, é representante da Federação das Escolas Particulares, professora da rede privada, funcionária pública e trabalha práticas pedagógicas com turmas do ensino superior. 

Presidente de honra e empossadas 
Convidado como presidente de honra, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, ressaltou em seu discurso que o Conmea é uma peça fundamental para que se tenha uma educação de qualidade em Aracaju, visto que o colegiado é composto por pessoas que têm uma história na educação municipal. 

“Por fazerem parte da educação aracajuana essas pessoas conseguem tomar decisões e fazer avaliações sobre a educação do município, tanto das redes públicas, quanto da rede privada. Assim, colaboram especificamente no que diz respeito ao monitoramento, a fiscalização e a expedição de normas que regulam a educação no nosso município”, ressalta.

Conforme destacou o gestor, a reeleição da presidente é um motivo de muita alegria para a rede pública municipal de Aracaju, porque demonstra que as instituições estão funcionando bem. "A professora Núbia tem feito um trabalho extraordinário à frente do Conmea, com os melhores aconselhamentos e motivações para que a gente possa continuar trabalhando em prol da educação infantil, fundamental e da EJA nas nossas 79  escolas da rede pública municipal”, reconhece o secretário.

Emocionada com a reeleição, Nubia afirma que continuar à frente do conselho faz com que a responsabilidade e a gratidão sejam ainda maiores, já que demonstra a confiança das pessoas em seu trabalho. O Conmea, salientou ela,  lhe proporcionou aprender a compreender que existe um complexo e dinâmico processo de especificidades na educação "e aqui a gente trabalha a partir de toda a legalidade, do que está na lei".
 
"Na nossa gestão, temos um conjunto de prioridades. Algumas, no primeiro biênio da nossa administração, conseguimos ir vencendo, alcançando algumas metas, mas outras ainda estão a caminho. Inclusive, um dos grandes feitos que nós pretendemos deixar no Conmea é a transformação do trâmite de processos completamente digitais. Outra coisa é a valorização do trabalho e da representação que ele tem para todo o sistema educacional e para a sociedade de um modo geral”, afirma. 

Núbia explica que o conselho atua para que todas as instituições que ofertam atividades educacionais sejam de qualidade, estejam devidamente aprovadas no sistema "e tenham nesta casa o trâmite de autorização de credenciamento". "Bem como, o funcionamento regular da educação infantil, do sistema privado, assim como de todas as escolas que compõem a rede municipal de educação. A gente tem divergências de modo de pensar porque é uma casa multiinstitucional, mas, todo aprendizado é direcionado a educação, e é isso que venho prezando”, reforça a presidente.

A vice-presidente Josevânia Teixeira se orgulha de fazer parte da presidência e afirma que a educação de qualidade se faz por meio de ações, que é o que a gestão prioriza.

“Junto à professora Núbia, a gente tem como objetivo buscar a qualidade de ensino para a rede pública e a rede privada. Ser reeleita foi muito positivo, porque significa que tivemos uma gestão efetiva, que primou pela qualidade, pela organização e, também, porque buscamos avanços no conselho, na questão da infraestrutura e na questão eletrônica. Então, ao analisarmos, conseguimos galgar muitos desafios”, declara.

O Conmea  
Criado pela Lei 1.430 de 6 de dezembro de 1988, o Conselho Municipal de Educação de Aracaju tem como objetivo garantir a participação da sociedade no acompanhamento da política educacional desenvolvida no município de Aracaju. Para isso, os profissionais envolvidos desenvolvem funções normativas, deliberativas, consultivas e de mobilização social. 

Surgido na década de 90, o Conmea é um dos primeiros conselhos escolares a surgirem no Brasil. Com o trabalho de capacitação de outras organizações sociais em municípios do estado de Sergipe e de diversos estados brasileiros, tornou-se uma referência nacional no tocante à gestão democrática da educação.