Sábado Saudável: Prefeitura realizou mais de sete mil procedimentos durante a ação

Saúde
21/10/2023 17h33

Para ampliar a oferta de serviços à população e conscientizar sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu neste sábado, 21, mais uma edição do projeto "Sábado Saudável". Parte das ações alusivas ao Outubro Rosa, a iniciativa foi realizada em oito Unidades de Saúde da Família (USFs) e resultou em mais de sete mil procedimentos realizados.

Durante toda a manhã foram realizados 347 exames clínicos das mamas, 319 de lâmina, 305 agendamentos de ultrassonografia das mamas, 167 de mamografias e 521 de transvaginal. Além disso, 349 atendimentos odontológicos também foram realizados, bem como 316 testes rápidos de HIV, 317 de Sífilis, 308 de hepatite B e 309 de hepatite C, aplicadas 723 doses de vacinas, entre outros serviços. 

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, este projeto representa mais uma oportunidade para enfatizar a importância dos cuidados com a saúde e reiterar que os serviços estão disponíveis e são importantes para manter os cuidados preventivos.

"Foi muito gratificante ver que as mulheres atenderam nosso chamado e vieram cuidar da saúde. Esse será sempre o objetivo das nossas ações, lembrando que os cuidados não devem parar por aqui. Todos os dias, todas as Unidades de Saúde da Família estão à disposição com inúmeros serviços de saúde para a população", destacou. 

Participaram do Sábado Saudável as USFs Augusto Franco (Farolândia), Elizabeth Pita (Santa Maria), Ministro Costa (Inácio Barbosa), Adel Nunes (América), Dona Jovem (Industrial), José Augusto Barreto (Japãozinho), Anália Pina (Santos Dumont) e Dr. José Calumby (Jardim Centenário).

População aprovou  

A usuária Karina Bonfim aproveitou a folga para participar da iniciativa. "Fiz exame citopatológico e atualizei meu cartão de vacina. Queria dizer a todas que aproveitem oportunidades como essa, pois com saúde não se brinca", conta.

Já Maria Cristina passou por avaliação odontológica e agendou exame transvaginal. "Estou com meus exames em dia e hoje foi especial não só por garantir outros atendimentos, mas também por encontrar os conhecidos e distrair um pouco", frisou. 

Para Merynha do Japãozinho, a ação foi muito importante, "principalmente por ser num sábado, dia que conseguimos ter um pouco mais de tempo", pontuou. 

Com todos os atendimentos em dia, a usuária Rosicleide Moreira fez questão de deixar um alerta às mulheres. "Tem muita gente que tem medo de receber algum diagnóstico ruim, mas queria dizer a todas que, quanto mais cedo a gente descobre, mais rápido podemos cuidar", enfatizou.