A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realiza, entre esta segunda e terça-feira, dias 23 e 24, o atendimento a estudantes universitários que buscam vagas para estágio e inscrições em cursos profissionalizantes durante a Feira de Trabalhabilidade promovida pela Uninassau. O evento objetiva aproximar as oportunidades de ensino e engajamento profissional dos estudantes, concedendo-lhes a chance de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, bem como a oportunidade de conhecer as potencialidades do empreendedorismo, por meio do microempreendedor individual (MEI).
Centenas de acadêmicos são esperados nesses dois dias de ação, fato bastante comemorado pela presidente da Fundat, Edivaneide Lima. “Recebemos com muita alegria o convite da Nassau para nos fazermos presentes neste evento, pois essa é a prova da confiança que a instituição tem no nosso trabalho. Estar aqui, cadastrando essas pessoas e oportunizando a elas essa aproximação com o mercado de trabalho é de suma importância, pois damos mais capilaridade aos serviços prestados pela Fundat. Tenho certeza que muitos que estão hoje aqui cadastrando seus currículos conseguirão uma boa oportunidade de trabalho e iniciarão a sua caminhada profissional com o nosso suporte”, acredita.
A coordenadora acadêmica da Uninassau, Alamisne Gomes, explica que o objetivo do evento foi promover um verdadeiro encontro de RH, recursos humanos, onde o foco foi garantir a proximidade dos alunos com as empresas e oportunidades. “Para isso convidamos cerca de 15 parceiros e a Fundat não poderia ficar de fora, pois é uma porta excelente de ingresso ao mercado de trabalho, uma verdadeira referência em Aracaju. Estamos promovendo palestras sobre preparação de currículos, comportamento em entrevistas de emprego, além de buscar vagas de emprego e estágio. A Fundat sempre foi uma parceira nesse processo e não temos dúvida que a visibilidade e credibilidade que ela tem junto aos empresários sergipanos irá garantir o ingresso dos nossos alunos em várias áreas”, afirma.
Desde às 8h o movimento já era intenso nos guichês da Fundat em busca do cadastro de currículos e dos cursos disponíveis. Para a estudante de enfermagem Marta Regina, a iniciativa da Fundat "é excelente". "Muitos de nós não tem tempo livre para buscar oportunidades fora do ambiente acadêmico e poder fazer isso aqui [na Uninassau] é sensacional. Reduz os nossos custos e temos acesso a vários serviços que nem sabíamos que existiam. Fico muito feliz com essa oportunidade, em especial a que tive hoje de me informar sobre o MEI, que é o futuro da minha profissão”, disse.
A também estudante de enfermagem Nara Almeida reconheceu a importância da ação e afirmou estar confiante em conseguir a sua primeira oportunidade na área. “É muito mais prático e a gente se empolga em ver que estamos tendo apoio, que as empresas acreditam na gente. Nessa fase de aprendizagem todo apoio é bem-vindo, pois estamos construindo a nossa confiança nas ações que iremos desenvolver. Ter a chance de abrirem as portas para nós é maravilhoso. Já conhecia o trabalho da Fundat e ver vocês aqui só me deu a certeza que muito em breve eu estarei estagiando pela primeira vez na minha área”, confia.