Em parceria com a UFS, Funcaju leva oficinas da Escola de Artes Valdice Teles ao Culturat

Cultura
24/10/2023 12h21

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) firmou parceria com o Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS) para a realização de aulas de pandeiro e pífano da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT) no prédio da instituição de ensino superior.

Essa parceria é fruto de diálogos entre o presidente da Funcaju, Luciano Correia, e o reitor da UFS, professor Valter Joviniano. O Cultart, que acabou de ser reformado, receberá três oficinas da Escola Oficina de Artes Valdice Teles: Pandeiro para Todos, Pífano para Iniciantes e Pandeiro no Passo, ministradas pelo oficineiro Pedro Mendonça.

“Essa parceria com o Cultart é mais uma expansão das atividades da Escola Valdice Teles, que cada vez mais alcança relevância na cultura e na sociedade sergipana, além de levar esse padrão de qualidade artística a um espaço tão tradicional, que é o Cultart da UFS. São parcerias assim que nos fazem estreitar ainda mais a relação institucional com a UFS, na perspectiva de novas realizações”, comenta o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

O oficineiro Pedro Mendonça destaca a importância da parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e a Funcaju como uma iniciativa positiva. “Já participamos de uma mostra que aconteceu com os alunos de dança da universidade, na quarta-feira, eles nos convidaram para tocar e fizemos uma apresentação bem bacana do que está sendo aplicado nas aulas. Muitos dos alunos de outras atividades começaram a se interessar pelas oficinas”, conta Pedro Mendonça.

O Cultart, sediado num prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, é responsável por trabalhos que possuem uma ligação cultural, artística e social com a comunidade interna e externa da universidade. O espaço conta com a Pinacoteca Professor Luiz Alberto dos Santos, a Galeria de Arte Florival Santos, salas de conferência, de exposição e de teatro.

Para informações sobre a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.