Prefeitura promove aulões de preparação para a Prova Saeb

Educação
24/10/2023 12h55

Com a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) se aproximando, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem intensificado as ações de preparação dos alunos. Como parte das iniciativas neste sentido, a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB) está realizando aulões em cada sala de aula das turmas de 2º, 5º e 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da rede.

Os aulões funcionam como reforço e revisão dos assuntos que os professores já vêm trabalhando em sala de aula durante todo o ano letivo, direcionados às disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. Os temas abordados, dentro de cada matéria, são aqueles analisados pela Coef como os que os estudantes sentiram mais dificuldades quando avaliados por meio das Avaliações Diagnósticas Formativas que vêm sendo aplicadas pela Semed durante o ano letivo.

Temas específicos
Na manhã desta terça-feira, 24, um dos aulões foi realizado pela Coordenadoria na Emef Dr. Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso. Passando de sala em sala, com aula de, em média, 50 minutos, técnicos e estagiários da Coef promoveram momentos interativos e, de forma objetiva, revisaram o conteúdo necessário, conquistando a atenção e o engajamento por parte dos estudantes.

Um dos aulões de Português foi ministrado pelo técnico da Coef Marcos André de Souza. "Nós fizemos um mapeamento para ver quais são os descritores que os alunos estão com mais fragilidades e aqueles em que apresentam mais desempenho. A partir disso, estamos procurando, através dos cadernos de revisões e agora esses aulões, trabalhar justamente aqueles pontos mais frágeis dos alunos e trazer estratégias de leitura, de análise, de interpretação das questões, para que eles obtenham um melhor desempenho", afirma.

Em outra sala, a estagiária da Coef e graduanda em Matemática, Maria Clara Vitória Santos, lecionava a revisão para o Saeb a outra turma. "Com as Avaliações Diagnósticas pudemos ver quais foram as dificuldades dos alunos e encaixamos os assuntos nestes aulões. Por exemplo, estamos trabalhando a interpretação de problemas matemáticos, com expressões e operações que têm que ser utilizadas para resolvê-los. Também estamos reforçando fração, figuras planas e tridimensionais e outros temas que muito provavelmente cairão no Saeb. Os alunos estão bem participativos, gostam de colaborar, leem bastante, está sendo bem proveitoso", relata.  

Expectativas
Coordenadora pedagógica da Emef Dr. Carvalho Neto, Ivanete Oliveira conta que os aulões proporcionam um momento diferenciado para os alunos, os fazendo sair da rotina e complementando, ainda, todo o trabalho que a escola já vem promovendo para que os alunos sintam-se cada vez mais seguros para responderem as questões de provas como a do Saeb.

"Apesar de não substituir as aulas regulares, esta ação representa um reforço no ensino e na aprendizagem que já ocorre na escola durante todo o ano. Até pelo fato de serem professores diferentes, já chama a atenção dos alunos. Isso demonstra a preocupação da Semed com o resultado das avaliações externas e com o desenvolvimento do estudante. Aqui na Emef, estamos aplicando simulados semanais para intensificar essa preparação, com um apoio muito grande da Secretaria, inclusive. A expectativa é que os resultados sejam os melhores possíveis", explana Ivanete.

Estudante do 5º ano na unidade de ensino, Fernando Souza, de 10 anos, diz que, com o auxílio da escola e de sua família, já se sente preparado para participar da prova do Saeb.  "A preparação para esta avaliação está sendo bem divertida e fácil. Temos estudado bastante, com revisões toda semana e acredito que, tanto eu como os meus colegas, estamos prontos.  É uma oportunidade importante para o desenvolvimento da gente, para termos mais conhecimentos, avaliarem se estamos estudando como deveríamos ou se estudamos no tempo da pandemia", pontua. 

Estratégias e objetivos
Essa e as demais ações que a Coef tem realizado para minimizar os impactos da pandemia para a educação também fazem parte de um conjunto de estratégias que a Secretaria vem desenvolvendo para que Aracaju avance na aprendizagem.
 
Cada medida executada busca elevar o nível do ensino e da aprendizagem entre as escolas da rede. Para isto, estão sendo aplicadas provas, cadernos de revisões, aulões, e havido um diálogo constante com as equipes diretivas das unidades de ensino e docentes, da execução do Programa Horas de Estudos e da atenção direta às necessidades dos alunos.

"Nossa preocupação não é apenas com o Saeb, mas, sobretudo, em preparar o terreno dos alunos do 5º e 9º anos para aquilo que os espera no próximo ano. Os do 5º ano terão uma nova realidade: deixarão de ter um professor apenas, que passa todos os componentes, para ter vários professores por área, precisando ter a maturidade de novas estratégias e fazer a leitura e Língua Portuguesa muito bem feitas. Já os do 9º ano, que estão saindo da rede, dialogamos com eles, também, sobre estratégias que os ajudarão quando forem pra rede estadual, para quando quiserem fazer uma prova para ingressar na universidade ou para fazer cursos profissionalizantes", discorre Marcos André.