Central Periférica: Funcaju apresenta projeto cultural para alunos da rede pública

Cultura
24/10/2023 17h48

Nesta terça-feira, dia 24, o Centro Cultural de Aracaju recebeu alunos do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha no projeto Central Periférica, realizado pela Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju). A parceria teve como objetivo celebrar o Dia da Sergipanidade com um evento voltado à cultura urbana do estado. Realizado das 9h às 12h, o projeto contou com uma programação rica em história e arte, voltada à cultura urbana produzida em periferias sergipanas.

Durante a manhã, os alunos do Centro de Excelência Hamilton Alves participaram de uma programação imersiva, conduzida pelo mestre percussionista Ton Toy, que apresentou a história da oficina Lateiros Curupira e a sua contribuição para a cultura sergipana. Em seguida, foi apresentado um pocket show com Griot Nagô, Fosco MC e Anderson Hot Black. 

A programação seguiu com o grupo de Break Dance da ONG RSD Crew, tornando a aprendizagem ainda mais lúdica para os alunos. Para encerrar a programação,  foi realizada uma exibição audiovisual para proporcionar um contato com a poesia feita nas periferias de Sergipe e de diversos outros estados do Brasil. 

Para a professora do Centro de Excelência, Catarine Campos, a participação dos alunos no projeto representa um importante aprendizado, pois proporcionou contato com artes que representam vivências e cotidianos de jovens de periferias."É  importante que eles se apropriem culturalmente do seu território e perceberem essa cultura sendo levada para outros espaços, assim como eles também podem estar em outros espaços", afirmou Catarine. 

A Central Periférica teve início em setembro deste ano e visa ampliar os espaços de apreciação das produções culturais e artísticas oriundas das periferias aracajuanas. O projeto propõe abrir o Centro Cultural de Aracaju a cada terça-feira  para que os coletivos periféricos promovam atividades culturais. Inicialmente previsto para ser realizado apenas em setembro, dado o sucesso de público eas demandas dos coletivos, o Central Periférica foi ampliado para o mês de outubro.