Mercado de trabalho: Fundat já capacitou mais de 100 cidadãos assistidos pelo AME

Formação para o Trabalho
24/10/2023 18h28

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria da Assistência Social, concluiu nesta terça-feira, 24, o quinto ciclo de Oficinas de Preparação para o Mercado de Trabalho para beneficiários do Auxílio Municipal Especial (AME) e assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital. As oficinas fazem parte de um dos objetivos do AME e visam garantir aos beneficiários qualificação para inserção ou reinserção no mercado de trabalho, oportunizando a superação da sua atual situação de vulnerabilidade social.

Desde o mês de maio, quando o projeto foi iniciado, 13 turmas já foram realizadas, beneficiando mais de 100 cidadãos com o certificado de qualificação para o mercado de trabalho e oferecendo conhecimentos essenciais, a exemplo da preparação de currículo e apresentação em entrevistas de trabalho. As aulas aconteceram nos turnos da manhã e da tarde, nos Cras Hadman Côrtes, localizado no bairro Soledade, e no Cras Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo. 

A coordenadora do Cras do bairro Soledade, Betânia Cardoso de Andrade, destaca que das 25 famílias beneficiadas pelo AME, 14 participaram da aula nesta manhã. "Essa oficina é de grande importância porque vai abranger vários usuários sem nenhuma bagagem em suas carreiras profissionais. Eles precisam desse incentivo para acreditarem que é possível mudar as suas realidades, descobrirem seu potencial e sair da vulnerabilidade", afirma. 

Já a coordenadora do Cras Gonçalo Rollemberg Leite, Wankenia da Silva, reforçou o desejo de fazer com que os cidadãos atendidos pela sua unidade deixem de uma vez por todas a vulnerabilidade social. "Essa oficina é essencial para direcionar o nosso usuário e prepará-lo para o mercado, seja de maneira formal, através das entrevistas de emprego, ou empreendendo. Sair dessa condição de dependência financeira é um processo e estamos aqui para auxiliar no que for preciso", garante. 

O instrutor da Fundat, responsável por realizar a oficina nas duas unidades, Kramer Rodrigues, destacou a importância da oferta da qualificação para as comunidades, além da necessidade de se observar as demandas específicas de cada localidade. "Cada comunidade apresenta particularidades de público que precisamos atentar na hora de apresentar o conteúdo, afinal vários participantes possuem perfil empreendedor e precisamos explorar esse potencial. A Fundat faz muito bem esse papel, com as orientações e formalização do MEI. Todo esse combo de ações é o que garante a evolução profissional dos aracajuanos", acredita.

Desempregada e recebendo o AME, Fernanda Chagas, elogiou a qualificação recebida e afirma que concluiu a formação com a esperança renovada. "Recebi conhecimentos essenciais para me ajudar nessa luta que estou travando para voltar a trabalhar. Saio daqui hoje renovada e me sentindo muito mais preparada e confiante". 

Sentimento partilhado pelo senhor José Milton da Conceição. "A Fundat está aprovada. Trouxeram um professor top e que nos ensinou muito. Mesmo com a minha idade, aprendi bastante e espero conseguir uma nova oportunidade em breve". Já o que chamou a atenção da dona de casa Ivonete Lima de Souza foi a possibilidade de empreender. "Recebemos várias dicas e, em breve, eu vou me formalizar para ser dona do meu próprio negócio".