Perimetral Oeste: Brigada Artística Ambiental realiza nova oficina de cartazes

Agência Aracaju de Notícias
24/10/2023 18h47

Nesta terça-feira, 24, a Prefeitura de Aracaju, através da Brigada Artística Ambiental do Trabalho Técnico Social da obra da avenida Perimetral Oeste, realizou seu segundo encontro com jovens. A ação contou com a participação de integrantes do grupo Cidadania e Jovens em Convivência, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Lamarão.

 
Durante o momento, foram compartilhadas técnicas de composição de cartazes, em que os jovens puderam discutir temas e confeccionar cartazes em grupo, por meio de colagem de material recortado em revistas, com temas que eles mesmos puderam escolher. Dentre os assuntos abordados, os participantes produziram trabalhos criativos sobre paz, racismo e também meio ambiente, destacando-se proteção animal e consciência ecológica.
 
De acordo com Joyce Nayam, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura para execução do trabalho social da avenida Perimetral Oeste, esse trabalho estimula a criatividade e o cuidado com o meio ambiente. “A proposta da Brigada Ambiental Artística é ajudar a envolver a comunidade com ações relacionadas à pauta ambiental e utilizar essa arte de colagem para passar importantes mensagens sobre as questões ambientais dentro de seu próprio território", explica.
 
A ação foi aprovada por Felipe Menezes, que gostou de contribuir com a produção do cartaz do seu grupo. “Eu gostei da oficina, aprendi coisas novas e foi diferente do que fazemos. Foi bem legal”, conta.
 
Perimetral Oeste
A obra da avenida Perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas e é fruto de um investimento de cerca de R$ 150 milhões, no âmbito do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, criando uma nova ligação entre a capital e o município de Nossa Senhora do Socorro, atravessando os bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.

Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.