Prefeitura finaliza revitalização artística de esculturas de caju espalhadas pela capital

Serviços Urbanos
25/10/2023 11h20

As esculturas de caju que tanto enaltecem e simbolizam uma das principais marcas da capital sergipana já estão de cara nova. Feita pelas mãos do artista plástico Everaldo Andrade dos Santos, a revitalização artística das peças foi viabilizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e nas últimas semanas chegou até o monumento instalado na Orla da Atalaia.

Além deste, já foram totalmente revitalizadas as esculturas de caju que estão nas proximidades do Mercado Central Thales Ferraz, Calçadão da 13 de Julho, Parque dos Cajueiros, Colina de Santo Antônio, Orlinha do Bairro Industrial e Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi.

De acordo com o artista plástico Everaldo Andrade dos Santos, todas as peças apresentavam deterioração e pintura queimada. Assim, a primeira etapa para recuperar a beleza desses itens, que acabam se desgastando naturalmente, consiste em observar o seu estado de conservação para, assim, ter início a preparação da superfície e posterior processo de pintura.

"Iniciamos com o lixamento, seguido da limpeza da superfície para retirada do limo. Depois, foi feita a aplicação do fundo para, então, finalizar com o desenho junto à arte. Na Orla Pôr do Sol, por exemplo, fizemos uma preparação com massa plástica, porque havia alguns buracos por onde acabavam entrando água e danificando as fibras", explica Everaldo.

Para enaltecer mais ainda a sergipanidade por meio das peças, alguns elementos que também servem de representação da cidade de Aracaju entram como inspiração para Everaldo. Dentre eles, estão a histórica Igreja Santo Antônio e a marcante torre do relógio do Mercado Antônio Franco, ambos agora presentes em alguns dos cajus revitalizados.

“Este projeto é, com certeza, um ganho para toda a comunidade, que tem a chance de poder contemplar tudo o que Aracaju tem de bom por meio desse trabalho que envolve muita sensibilidade artística, além de demonstrar a preocupação e o carinho que a Emsurb tem com esses elementos que simbolizam tão bem a nossa capital", reitera o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.