Planejamento Estratégico: gerentes de USFs participam de oficina com foco no atendimento

Saúde
25/10/2023 16h05

Tendo como foco a padronização dos fluxos e a qualificação do atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Primária (Reap), iniciou, nesta quarta-feira, 25, um ciclo de oficinas sobre Planejamento Estratégico, abrangendo gerentes das USFs da capital. A ação terá continuidade nos dias 27 de outubro e 1º de novembro. 

“A gestão municipal trabalha com planejamento estratégico desde 2017 e, de lá para cá, vimos que, através dele conseguimos ter muitos resultados positivos na saúde. Então, achamos importante estender para mais perto ainda aos gerentes das unidades de saúde, padronizando os nossos processos de trabalho, qualificando a atenção que damos aos pacientes. Isso, além de ser muito bom para os usuários da nossa rede, vai, também, otimizar e melhorar a rotina dos gerentes e de toda a equipes das unidades. Essa ação faz parte de uma construção histórica em prol da saúde dos aracajuanos”, ressalta a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 

O ciclo de oficinas contou com dinâmicas, troca de experiências e alinhamento de ideias e propostas, o que foi definido pelo coordenador de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, Wilson Amaral, como o desenho do procedimento operacional nas USFs da capital.  

“Esta é uma fase muito importante para que possamos padronizar o atendimento e funcionamento das unidades. Nesta primeira fase, ouvimos todos os envolvidos, colhendo deles que estão realmente na operacionalização, como devemos começar o processo de padronização do funcionamento das Unidades. É um momento muito importante para unificar as informações dos servidores e para que o usuário tenha a excelência no atendimento da Rede de Atenção Primária”, enfatiza Wilson.

Para a gerente da USF Santa Terezinha, Carolina Santos, a oficina foi bastante produtiva. “Com a análise das informações compiladas e do andamento dos projetos e metas dispostos no Planejamento Estratégico vamos conseguir tomar o direcionamento mais rápido e aumentar a capacidade de resolutividade”, considera Carolina.

Também participante da oficina, a gerente da USF Francisco Fonseca, Rivanete Rocha, reconheceu a importância da ação. “Este planejamento é mais uma ferramenta para que possamos organizar e ampliar as perspectivas de melhorias para os nossos usuários, pois com as informações colhidas e a criação de protocolo padronizado, aumentamos a eficiência da gestão, o que consequentemente permite melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos”, pontua.