Funcaju realiza oficina de Escrita Criativa na Biblioteca Ivone de Menezes

Cultura
25/10/2023 18h47

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta quarta-feira, 25, mais uma edição da Quarta Cultural, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira. A oficina "Escrita Poética e a Intertextualidade na Poesia" foi ministrada pela professora Acácia Rios, oficineira da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, para escritores iniciantes e interessados em literatura. 

O principal objetivo da palestra foi discutir a linguagem poética e as especificidades da poesia, como o uso de figuras de linguagem, rimas e métricas. Além de trazer autores clássicos e de referência nas linguagens de poema e poesia, como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. A oficineira Acácia Rios falou principalmente de intertextualidade e sobre como um único texto pode inspirar vários outros textos, seja tanto na intertextualidade concordante quanto na discordante, como as paródias. 

“Eventos como esse são muito importantes para proporcionar uma experiência diferente e mais dinâmica para os alunos e para o público geral, com novas referências e dinâmicas. Não há lugar melhor para realizar esse tipo de atividade do que na biblioteca, para que o público saia daqui com uma perspectiva diferente sobre o texto literário, os estimulando a escrever ou aperfeiçoar a sua escrita”, comenta Acácia. 
 
A coordenadora da Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, Verônica Cardoso, destacou a importância da realização de atividades como essa para aproximar a comunidade do espaço oferecido pela biblioteca. “Visamos proporcionar ao público, que gosta de escrever mas que não possui acesso às técnicas, a oportunidade de aperfeiçoar a sua escrita. A gente vem trazendo essas atividades tanto para incentivar a leitura e o desenvolvimento da escrita, quanto para aproximar e atrair o público para conhecer o nosso espaço”, explica. 
 
Leandro Pereira, trabalha com redação publicitária e se mostrou animado em conhecer uma nova visão da Escrita Criativa, além de salientar a importância do desenvolvimento de atividades como essa. “Eu ainda não conhecia essa biblioteca. Então, além de ter sido uma ótima ação, envolvendo leitura e escrita, foi também uma ótima oportunidade para conhecer o espaço. É importante chamar e atrair a comunidade para o espaço da biblioteca e esse tipo de ação é essencial”, conta.