População aracajuana e turistas celebram a cultura local na Semana da Sergipanidade

Agência Aracaju de Notícias
26/10/2023 07h50

Até o próximo domingo, dia 29, a praça Fausto Cardoso, no Centro, sedia a Semana da Sergipanidade, evento promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE) com o apoio institucional da Prefeitura de Aracaju. A programação, voltada à promoção das riquezas do estado, como o artesanato, cultura e culinária, tem movimentado toda a região e encantado aracajuanos e turistas.

“Eu sou baiano mas sou sergipano do coração e essa é uma cultura a qual eu sou apaixonado, é uma cultura que eu gosto de pesquisar e esse evento está incrível, espero muito que contribua para o fomento cultural do nosso estado e da nossa cidade porque ações como essa trazem uma valorização da cultura para todo o estado, até mesmo porque ainda há sim o movimento de construção da sergipanidade, então cada detalhe, cada evento é de crucial importância nessa construção da identidade cultural do nosso estado e na compreensão, no conhecimento de todos acerca da cultura do estado”, conta o cineasta Gledson Braian.

Para a artesão Joselina dos Santos, o evento, além de celebrar a sergipanidade, é importante difusor do artesanato sergipano. “Esse evento é de suma importância porque é uma oportunidade de todos os artesãos do município estarem sendo reconhecidos. Hoje estou como representante da Barra dos Coqueiros, fui prestigiada ao participar da abertura e estou honrada de estar aqui, o pessoal está curiosíssimo e se interessam pelos artesanatos que fazemos”, destaca.

A valorização da cultura é uma parte de destaque da Semana da Sergipanidade enquanto fator de atração de turistas. A empresária Rita Vasconcelos salienta com felicidade a movimentação proporcionada na região pelo evento. “Estou bem feliz por essa atitude, por toda essa movimentação turística, estou vendo que estamos nos abraçando quando se fala em turismo, na sergipanidade, essa semana está representando muito isso, mas que está evoluindo bastante. Está maravilhoso, trazendo uma valorização da cultura e aqui temos várias cidades do interior também, isso me deixa muito feliz, está tudo lindo, eu super recomendo”.