Defesa Social promove evento alusivo à campanha Outubro Rosa

Defesa Social e Cidadania
26/10/2023 12h58

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) reuniu as servidoras do órgão, no Parque Ecológico Poxim, para uma programação especial alusiva à campanha Outubro Rosa.

Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o evento promoveu um momento de integração e bem-estar, com espaço para o diálogo sobre esse e outros temas. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre autoexame e diagnóstico precoce, assim como sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que essa foi uma oportunidade de reforçar a conscientização sobre o tema. "Nos integramos a essa importante campanha, envolvendo as servidoras da sede administrativa, do Procon Aracaju, da Defesa Civil, Guarda Municipal e Junta Militar para ampliar o diálogo sobre os cuidados com a saúde e transmitir informações que possam auxiliar nessa atenção, que deve ser constante", pontua.

Coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani destaca que as informações são primordiais para favorecer o tratamento de sucesso, a partir do diagnóstico precoce. "O evento é de extrema relevância tendo em vista que a falta de informação e o medo da doença ainda são fatores que afetam o diagnóstico. Então, essas palestras são importantes justamente para informar, para ensinar a mulher a fazer o autoexame e, portanto, quebrar o tabu sobre a doença, para que se seja possível realizar o diagnóstico precoce, se for o caso, e ampliar as chances de cura, que passam a ser muito maiores", considerou a coordenadora.

Para a colaboradora da Defesa Civil de Aracaju, Anna Luiza Santana, esses momentos ampliam a conscientização. "Aqui entendemos a importância do autoexame, da mamografia, da ultrassonografia, da rotina com os médicos, inclusive para prevenir outros tipos de doenças, como câncer de colo de útero", frisou.

A guarda municipal subinspetora 2ª classe Márcia Sabrina faz uma avaliação positiva da ação. "É muito importante pois desperta nas mulheres a busca por conhecimentos sobre o câncer de mama e ela pode disseminar essas informações", indicou.